Datafolha entrevistou 1.610 eleitores de São Paulo.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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O instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (26) uma nova pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de São Paulo (SP) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram publicados inicialmente pela Folha de S. Paulo e pelo G1. Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol) estão empatados tecnicamente, no limite da margem de erro. Pablo Marçal (PRTB) vem na sequência.

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Na pesquisa estimulada, Boulos lidera com um empate duplo na segunda posição, entre Nunes e Marçal empatados numericamente. Marçal lidera o índice de rejeição, seguido por Boulos e Datena.

Nos cenários de segundo turno apresentados pela pesquisa Datafolha para a prefeitura de São Paulo, Nunes venceria Boulos e Marçal. Boulos, por sua vez, derrotaria Marçal, de acordo com o levantamento.

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Datafolha: pesquisa para a prefeitura de São Paulo

Estimulada

  • Ricardo Nunes (MDB): 27%
  • Guilherme Boulos (Psol): 25%
  • Pablo Marçal (PRTB): 21%
  • Tabata Amaral (PSB): 9%
  • Datena (PSDB): 6%
  • Marina Helena (Novo): 2%
  • Bebeto Haddad (DC): 0%
  • Ricardo Senese (UP): 0%
  • João Pimenta (PCO): 0%
  • Altino Prazeres (PSTU): 0%
  • Em branco/nulo/nenhum: 6%
  • Indecisos: 3%

Espontânea

  • Guilherme Boulos (Psol): 21%
  • Pablo Marçal (PRTB): 16%
  • Ricardo Nunes (MDB): 16%
  • Tabata Amaral (PSB): 5%
  • Datena (PSDB): 2%
  • Marina Helena (Novo): 1%
  • Atual prefeito: 2%
  • Outras respostas: 2%
  • Em branco/nulo: 6%
  • Indecisos: 28%

Datafolha simulou cenários de segundo turno

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Cenário 1

  • Ricardo Nunes (MDB): 52%
  • Guilherme Boulos (Psol): 36%
  • Em branco/Nulo/Nenhum: 11%
  • Não sabe: 1%

Cenário 2

  • Ricardo Nunes (MDB): 57%
  • Pablo Marçal (PRTB): 26%
  • Em branco/Nulo/Nenhum: 15%
  • Não sabe: 1%

Cenário 3

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  • Guilherme Boulos (Psol): 47%
  • Pablo Marçal (PRTB): 38%
  • Em branco/Nulo/Nenhum: 15%
  • Não sabe: 1%

Pesquisa da Datafolha apurou a rejeição dos candidatos em São Paulo

  • Pablo Marçal (PRTB): 48%
  • Guilherme Boulos (Psol): 38%
  • Datena (PSDB): 36%
  • Ricardo Nunes (MDB): 21%
  • Tabata Amaral (PSB): 16%
  • João Pimenta (PCO): 14%
  • Marina Helena (Novo): 13%
  • Bebeto Haddad (DC): 12%
  • Altino Prazeres (PSTU): 11%
  • Ricardo Senese (UP): 8%
  • Rejeita todos: 2%
  • Não rejeita nenhum: 1%
  • Indecisos: 2%

Pesquisa Datafolha perguntou a eleitores quem eles acham que vencerá a eleição em São Paulo

  • Ricardo Nunes (MDB): 41%
  • Guilherme Boulos (Psol): 22%
  • Pablo Marçal (PRTB): 20%
  • Datena (PSDB): 3%
  • Tabata Amaral (PSB): 1%
  • Marina Helena (Novo): 0%
  • Bebeto Haddad (DC): 0%
  • Ricardo Senese (UP): 0%
  • João Pimenta (PCO): 0%
  • Altino Prazeres (PSTU): 0%
  • Não sabem: 12%

Pesquisa questionou se eleitores sabem os números de seus candidatos

Geral

  • Resposta correta: 48%
  • Resposta incorreta: 10%
  • Não sabe o número do candidato: 39%
  • Não sabe anular o voto: 2%
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Eleitores de Ricardo Nunes (MDB)

  • Resposta correta: 48%
  • Resposta incorreta: 8%
  • Não sabe o número do candidato: 44%
  • Não sabe anular o voto: 0%

Eleitores de Guilherme Boulos (Psol)

  • Resposta correta: 61%
  • Resposta incorreta: 8%
  • Não sabe o número do candidato: 31%
  • Não sabe anular o voto: 0%

Eleitores de Pablo Marçal (PRTB)

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  • Resposta correta: 61%
  • Resposta incorreta: 6%
  • Não sabe o número do candidato: 32%
  • Não sabe anular o voto: 0%

Eleitores de Tabata Amaral (PSB)

  • Resposta correta: 38%
  • Resposta incorreta: 4%
  • Não sabe o número do candidato: 58%
  • Não sabe anular o voto: 0%

Eleitores de Datena (PSDB)

  • Resposta correta: 14%
  • Resposta incorreta: 9%
  • Não sabe o número do candidato: 77%
  • Não sabe anular o voto: 0%
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Metodologia: 1.610 entrevistados pelo Datafolha entre os dias 24 e 26 de setembro de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Empresa Folha da Manhã S.A. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-06090/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
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