O instituto Datafolha divulgou na tarde desta quinta-feira (22) uma nova pesquisa de intenção de votos à prefeitura de São Paulo, que aponta para um empate técnico entre três candidatos: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol) e Pablo Marçal (PRTB), que subiu sete pontos nas últimas semanas na disputa pelo comando da maior da capital brasileira.
Dentro da margem de erro de três pontos percentuais, Boulos tem 23% de intenção de voto , seguido por Marçal com 21% e Nunes com 19%, de acordo com divulgação feita pelos veículos de imprensa contratantes da pesquisa à prefeitura de São Paulo. Os índices levam em consideração o cenário estimulado, no qual são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores. No levantamento anterior, entre 6 e 7 de agosto, o prefeito e candidato à reeleição havia somado 23%.
Quem também caiu no comparativo entre as duas pesquisas foi o tucano José Luiz Datena (PSDB), que tinha 14% dos votos, mas registrou 10% no levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo Datafolha, em contratação feita pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo. A deputada federal Tabata Amaral (PSB) teve 8% e Marina Helena (Novo) aparece com 4% da preferência dos entrevistados.
Pesquisa eleitoral para a prefeitura de São Paulo
Cenário estimulado
- Guilherme Boulos (Psol): 23%
- Pablo Marçal (PRTB): 21%
- Ricardo Nunes (MDB): 19%
- Datena (PSDB): 10%
- Tabata Amaral (PSB): 8%
- Marina Helena (Novo): 4%
- Voto branco/nulo: 8%
- Não souberam responder: 4%
Cenário espontâneo
- Boulos (Psol): 17%
- Marçal (PRTB): 13%
- Nunes (MDB): 7%
- Tabata (PSB): 4%
- Datena (PSDB): 2%
- Marina Helena (Novo): 1%
Pesquisa apurou um cenário de segundo turno à prefeitura de São Paulo
- Ricardo Nunes: 47%
- Guilherme Boulos: 38%
O instituto Datafolha informou que não testou o cenário de segundo turno com a presença de Marçal, pois o candidato não estava empatado tecnicamente com Boulos e Nunes no levantamento realizado há duas semanas.
Datafolha mediu a rejeição dos candidatos
A pesquisa Datafolha sobre a preferência do eleitor à prefeitura de São Paulo também apurou a rejeição dos candidatos:
- Guilherme Boulos (Psol): 37%
- Pablo Marçal (PRTB): 34%
- Datena (PSDB): 32%
- Ricardo Nunes (MDB): 25%
- Tabata Amaral (PSB): 18%
- Marina Helena (Novo): 14%
Metodologia: A margem de erro da pesquisa, realizada na terça (20) e na quarta (21), é de três pontos percentuais. Contratado pela Folha e pela Rede Globo, o levantamento ouviu 1.204 eleitores na capital, e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-08344/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
Deixe sua opinião