O instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (10) a primeira pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de São Paulo (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram publicados pela Folha de S. Paulo e pelo G1.
O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera com 55% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados. Guilherme Boulos (Psol) chega a 33%.
Já no levantamento espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são mostrados, Nunes está na frente com 41%, seguido de Boulos com 29%.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura de São Paulo
Estimulada (votos totais)
- Ricardo Nunes (MDB): 55%
- Guilherme Boulos (Psol): 33%
- Em branco/Nulo/Nenhum: 10%
- Não sabe: 2%
Espontânea
- Ricardo Nunes (MDB): 41%
- Guilherme Boulos (Psol): 29%
- No 15: 2%
- No atual: 2%
- Outras respostas: 4%
- Em branco/Nenhum: 10%
- Não sabe: 12%
Datafolha apurou a votabilidade dos candidatos
Ricardo Nunes (MDB)
- Não vota de jeito nenhum: 37%
- Vota com certeza: 48%
- Talvez: 15%
- Não sabe: 1%
Guilherme Boulos (Psol)
- Não vota de jeito nenhum: 58%
- Vota com certeza: 30%
- Talvez: 11%
- Não sabe: 1%
Pesquisa em São Paulo apurou se os candidatos são os ideais para o eleitor
Ricardo Nunes (MDB)
- Não há opção melhor: 68%
- É o candidato ideal: 31%
Guilherme Boulos (Psol)
- Não há opção melhor: 43%
- É o candidato ideal: 56%
Datafolha perguntou sobre a decisão do voto dos eleitores em São Paulo
Ricardo Nunes (MDB)
- Está totalmente decidido a votar: 85%
- O voto ainda pode mudar: 15%
Guilherme Boulos (Psol)
- Está totalmente decidido a votar: 86%
- O voto ainda pode mudar: 13%
Metodologia: 1.204 entrevistados pelo Datafolha entre os dias 8 e 10 de outubro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-04306/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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