Datafolha entrevistou 1.204 eleitores em São Paulo.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (17) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de São Paulo (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram publicados pela Folha de S. Paulo e pelo G1.

CARREGANDO :)

Ricardo Nunes (MDB) lidera a intenção de votos dos paulistanos, à frente de Guilherme Boulos (Psol), na pesquisa estimulada.

Datafolha: pesquisa para a prefeitura de São Paulo

Estimulada (votos totais)

Publicidade
  • Ricardo Nunes (MDB): 51%
  • Guilherme Boulos (Psol): 33%
  • Em branco/nulo: 14%
  • Não sabe: 2%

Espontânea

  • Ricardo Nunes (MDB): 41%
  • Guilherme Boulos (Psol): 30%
  • Outras respostas: 3%
  • Atual prefeito: 2%
  • Em branco/nulo: 10%
  • Indecisos: 12%

Datafolha apurou a votabilidade dos candidatos

Ricardo Nunes (MDB)

  • Não vota de jeito nenhum: 37%
  • Vota com certeza: 48%
  • Talvez:15%
  • Não sabe: 1%
Publicidade

Guilherme Boulos (Psol)

  • Não vota de jeito nenhum: 58%
  • Vota com certeza: 30%
  • Talvez: 11%
  • Não sabe: 1%

Datafolha apurou a decisão do voto dos eleitores em São Paulo

Ricardo Nunes (MDB)

  • Está totalmente decidido: 86%
  • O voto ainda pode mudar: 14%

Guilherme Boulos (Psol)

Publicidade
  • Está totalmente decidido: 86%
  • O voto ainda pode mudar: 14%

Pesquisa Datafolha perguntou aos eleitores em São Paulo sobre a escolha do voto

Ricardo Nunes (MDB)

  • É o candidato ideal: 30%
  • Não há opção melhor: 69%

Guilherme Boulos (Psol)

  • É o candidato ideal: 57%
  • Não há opção melhor: 43%
Publicidade

Pesquisa Datafolha perguntou sobre migração do voto dos eleitores de Pablo Marçal e Tabata Amaral em São Paulo

Em quem o eleitor de Pablo Marçal vai votar no segundo turno em São Paulo?

  • Ricardo Nunes (MDB): 77%
  • Guilherme Boulos (Psol): 8%
  • Em branco/nulo: 14%
  • Não sabe: 2%

Em quem o eleitor de Tabata Amaral vai votar no segundo turno em São Paulo?

  • Guilherme Boulos (Psol): 52%
  • Ricardo Nunes (MDB): 27%
  • Em branco/nulo: 18%
  • Não sabe: 3%

Pesquisa Datafolha perguntou sobre intenção de voto dos eleitores de Lula, Bolsonaro, Tarcísio e Haddad

Em quem o eleitor de Lula vai votar no segundo turno em São Paulo?

Publicidade
  • Guilherme Boulos (Psol): 65%
  • Ricardo Nunes (MDB): 26%
  • Em branco/nulo/: 7%
  • Não sabe: 2%

Em quem o eleitor de Jair Bolsonaro vai votar no segundo turno em São Paulo?

  • Ricardo Nunes (MDB): 83%
  • Em branco/nulo: 9%
  • Guilherme Boulos (Psol): 4%
  • Não sabe: 2%

Em quem o eleitor de Tarcísio de Freitas vai votar no segundo turno em São Paulo?

  • Ricardo Nunes (MDB): 83%
  • Em branco/nulo: 8%
  • Guilherme Boulos (Psol): 7%
  • Não sabe: 1%
Publicidade

Em quem o eleitor de Fernando Haddad vai votar no segundo turno em São Paulo?

  • Guilherme Boulos (Psol): 66%
  • Ricardo Nunes (MDB): 29%
  • Em branco/nulo: 3%
  • Não sabe: 2%

Metodologia: 1.204 entrevistados pelo Datafolha entre os dias 15 e 17 de outubro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Folha de S. Paulo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-05561/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Publicidade

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]