Datafolha ouviu 1.204 eleitores em São Paulo.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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O instituto Datafolha divulgou uma pesquisa nesta quinta-feira (5) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de São Paulo (SP) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo, um dos contratantes do levantamento. Guilherme Boulos (Psol), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal seguem empatados na liderança dentro da margem de erro da pesquisa estimulada.

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Em relação à rejeição dos eleitores, os nomes mais citados foram os de Pablo Marçal (PRTB), Guilherme Boulos (Psol) e Datena (PSDB). Os três estão empatados, no limite da margem de erro da pesquisa. O Datafolha também avaliou três possíveis cenários para o segundo turno nas eleições na capital paulista.

Datafolha: pesquisa para a prefeitura de São Paulo

Estimulada

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  • Guilherme Boulos (Psol): 23%
  • Pablo Marçal (PRTB): 22%
  • Ricardo Nunes (MDB): 22%
  • Tabata Amaral (PSB): 9%
  • Datena (PSDB): 7%
  • Marina Helena (Novo): 3%
  • Ricardo Senese (UP): 1%
  • Bebeto Haddad (DC): 1%
  • João Pimenta (PCO): 0%
  • Altino Prazeres (PSTU): 0%
  • Em branco/nulo: 8%
  • Indecisos: 4%

Espontânea

  • Guilherme Boulos (Psol): 19%
  • Pablo Marçal (PRTB): 15%
  • Ricardo Nunes (MDB): 10%
  • Tabata Amaral (PSB): 4%
  • Marina Helena (Novo): 1%
  • Datena (PSDB): 1%
  • "Atual prefeito": 2%
  • "Candidato do PT": 1%
  • Outras respostas: 2%
  • Em branco/nulo: 7%
  • Indecisos: 38%
  • Não vota/ Não vai votar/ Vai justificar: 0%

Datafolha simulou cenários de segundo turno

Cenário 1

  • Ricardo Nunes (MDB): 49%
  • Guilherme Boulos (Psol): 37%
  • Em branco/nulo: 11%
  • Indecisos: 2%
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Cenário 2

  • Guilherme Boulos (Psol): 45%
  • Pablo Marçal (PRTB): 39%
  • Em branco/nulo: 12%
  • Indecisos: 3%

Cenário 3

  • Ricardo Nunes (MDB): 53%
  • Pablo Marçal (PRTB): 31%
  • Em branco/nulo: 15%
  • Indecisos: 2%

Pesquisa do Datafolha apurou a rejeição dos candidatos à prefeitura de São Paulo

  • Pablo Marçal (PRTB): 38%
  • Guilherme Boulos (Psol): 37%
  • Datena (PSDB): 32%
  • Ricardo Nunes (MDB): 21%
  • João Pimenta (PCO): 17%
  • Tabata Amaral (PSB): 17%
  • Bebeto Haddad (DC): 16%
  • Altino Prazeres (PSTU): 14%
  • Marina Helena (Novo): 13%
  • Ricardo Senese (UP): 10%
  • Rejeita todos: 2%
  • Não rejeita nenhum: 1%
  • Indecisos: 4% 
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Pesquisa questionou eleitores sobre o conhecimento dos candidatos

  • Datena (PSDB): 97%
  • Ricardo Nunes (MDB): 90%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 86%
  • Pablo Marçal (PRTB): 76%
  • Tabata Amaral (PSB): 67%
  • Marina Helena (Novo): 42%
  • Bebeto Haddad (DC): 25%
  • João Pimenta (PCO): 21%
  • Ricardo Senese (UP): 15%
  • Altino Prazeres (PSTU): 15%

Datafolha perguntou sobre a decisão do voto dos eleitores em São Paulo

Boulos

  • Está totalmente decidido a votar: 75%
  • O voto ainda pode mudar: 25%

Nunes

  • Está totalmente decidido a votar: 52%
  • O voto ainda pode mudar: 46%
  • Não sabe: 1%
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Marçal

  • Está totalmente decidido a votar: 70%
  • O voto ainda pode mudar: 30%

Tabata

  • Está totalmente decidido a votar: 43%
  • O voto ainda pode mudar: 57%

Datena

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  • Está totalmente decidido a votar: 35%
  • O voto ainda pode mudar: 65%

Metodologia: 1.204 entrevistados pela Datafolha entre os dias 3 e 4 de setembro de setembro de 2024. A pesquisa em São Paulo foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-03608/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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