Uma pesquisa do instituto Gerp, divulgada na quarta-feira (4), aponta um cenário disputado pela prefeitura de Miracema (RJ) nas eleições de 2024. No levantamento estimulado, quando os nomes são apresentados previamente para escolha do eleitor, há um empate técnico entre Charles Magalhães (PP), que tem 38%, e Alessandra Freire (Republicanos), com 30%.
Eles estão empatados dentro da margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa espontânea — quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados — o empate técnico persiste com Charles Magalhães indo 29% e Alessandra Freire chegando a 24%.
Instituto Gerp: cenário eleitoral para a prefeitura de Miracema
Estimulada
- Charles Magalhães (PP): 38%
- Alessandra Freire (Republicanos): 30%
- Matozinho (PRD): 2%
- Dra. Veronica Estephaneli (MDB): 2%
- Alex Ricoboy (Psol): 1%
- Nenhum deles: 9%
- Não sabe/não respondeu: 17%
Espontânea
- Charles Magalhães (PP): 29%
- Alessandra Freire (Republicanos): 24%
- Dra. Veronica Estephaneli (MDB): 2%
- Matozinho (PRD): 1%
- Alex Ricoboy (Psol): 0%
- Outros: 2%
- Não sabe/Não respondeu: 42%
Instituto Gerp apurou a rejeição eleitoral dos candidatos em Miracema
- Charles Magalhães (PP): 23%
- Alessandra Freire (Republicanos): 20%
- Alex Ricoboy (Psol): 15%
- Dra. Veronica Estephaneli (MDB): 14%
- Matozinho (PRD): 10%
- Poderia votar em todos: 6%
- Não votaria em nenhum deles: 7%
- Não sabe/Não respondeu: 20%
Metodologia: 400 entrevistados pelo Instituto Gerp no dia 28 de agosto de 2024. A abordagem usada foi CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A pesquisa em Miracema foi contratada pela Tribuna da Imprensa Online Ltda/Última Hora Online. Confiança: 95,55%. Margem de erro: 5 pontos percentuais. Devido ao arredondamento, a soma dos percentuais pode ser diferente de 100%. Registro no TSE nº RJ-06829/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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