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Confira os números da pesquisa mais recente para a prefeitura de Niterói (RJ).
Confira os números da pesquisa mais recente para a prefeitura de Niterói (RJ).| Foto: Infografia / Gazeta do Povo

O instituto Gerp divulgou nesta quinta-feira (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Niterói (RJ) nas eleições municipais de 2024. Rodrigo Neves, do PDT, lidera as intenções de voto nos cenários de pesquisa estimulada e espontânea.

Nos dois cenários, ele é seguido por Carlos Jordy (PL), Talíria Perrone (Psol) e Bruno Lessa (Podemos). A pesquisa também perguntou aos eleitores quais são os principais problemas do município de Niterói.

AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Niterói

Espontânea

  • Rodrigo Neves (PDT): 31%
  • Carlos Jordy (PL): 17%
  • Talíria Petrone (Psol): 8%
  • Bruno Lessa (Podemos): 1%
  • Alessandra Marques (PCO): 0%
  • Danielle Bornia (PSTU): 0%
  • Guilherme Bussinger (Mobiliza): 0%
  • Outros: 0%
  • Não sabe/não respondeu: 42%

Estimulada

  • Rodrigo Neves (PDT): 44%
  • Carlos Jordy (PL): 22%
  • Talíria Petrone (Psol): 9%
  • Bruno Lessa (Podemos): 2%
  • Alessandra Marques (PCO): 0%
  • Danielle Bornia (PSTU): 0%
  • Guilherme Bussinger (Mobiliza): 0%
  • Nenhum deles: 7%
  • Não sabe/não respondeu: 15%

Pesquisa questionou eleitores sobre rejeição aos candidatos à prefeitura de Niterói

  • Carlos Jordy (PL): 29%
  • Rodrigo Neves (PDT): 24%
  • Talíria Petrone (Psol): 16%
  • Bruno Lessa (Podemos): 15%
  • Alessandra Marques (PCO): 11%
  • Danielle Bornia (PSTU): 10%
  • Guilherme Bussinger (Mobiliza): 10%
  • Poderia votar em qualquer um deles: 3%
  • Não votaria em nenhum deles: 6%
  • Não sabe/não respondeu: 26%

Pesquisa avaliou o conhecimento dos eleitores de Niterói sobre os nomes de alguns políticos

Quais políticos aqui de Noterói você conhece, mesmo se apenas de ouvir falar?

  • Rodrigo Neves (PDT): 93%
  • Carlos Jordy (PL): 68%
  • Bruno Lessa (Podemos): 57%
  • Talíria Petrone (Psol): 52%
  • Danielle Bornia (PSTU): 14%
  • Guilherme Bussinger (Mobiliza): 14%
  • Alessandra Marques (PCO): 11%
  • Nenhum deles: 1%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Gerp perguntou aos entrevistados sobre a preferência por candidatos apoiados por Lula, Bolsonaro ou Cláudio Castro

Nesta eleição para prefeito, a sua preferência é votar em um candidato apoiado por qual destes políticos?

  • Presidente Lula: 37%
  • Ex-presidente Jair Bolsonaro: 30%
  • Cláudio Castro: 1%
  • Nenhum deles: 21%
  • Não sabe/não respondeu: 11%

Pesquisa quis saber de entrevistados uma avaliação sobre a gestão municipal de Niterói

De uma maneira geral, você aprova ou desaprova o trabalho realizado pela prefeitura de Niterói?

  • Aprova: 49%
  • Desaprova: 37%
  • Não sabe/não respondeu: 14%

Na sua opinião, o prefeito Axel Grael vem realizando um trabalho:

  • Ótimo: 5%
  • Bom: 25%
  • Regular: 35%
  • Ruim: 13%
  • Péssimo: 18%
  • Não sabe: 4%

Pesquisa perguntou aos eleitores quais são os principais problemas de Niterói

Quais são os três principais problemas do município de Niterói que você considera mais grave?

  • Violência/falta de segurança e policiamento: 48%
  • Falta de médicos/profissionais de saúde: 26%
  • Falta de hospitais/postos de saúde: 22%
  • Moradores de rua: 20%
  • Trânsito desorganizado: 20%
  • Escola/colégio ruins: 15%
  • Falta de escolas/colégios: 13%
  • Transporte coletivo ruim: 12%
  • Saneamento/falta de rede de esgoto: 8%
  • Ruas esburacadas/sem calçamento: 8%
  • Limpeza das ruas/coleta de lixo: 5%
  • Cracolândia - uso de drogas nas ruas: 4%
  • Obras inacabadas/malfeitas: 4%
  • Falta de cursos profissionalizantes: 4%
  • Desemprego/falta de emprego: 2%
  • Corrupção: 1%
  • Pouca diversão/lazer: 1%
  • Impostos muito altos: 1%
  • Poluição: 1%
  • Abastecimento de água: 1%
  • Uso de drogas: 1%
  • Custo de vida muito alto: 1%
  • Muitos camelôs na cidade/nas ruas: 0%
  • Contenção das encostas e morros: 0%
  • Outros: 28%
  • Não sabe: 6%

E qual é o principal problema do seu bairro, o que você considera mais grave?

  • Violência/falta de segurança e policiamento: 30%
  • Trânsito desorganizado: 6%
  • Falta de médicos/profissionais de saúde: 6%
  • Ruas esburacadas/sem calçamento: 6%
  • Moradores de rua: 6%
  • Saneamento/falta de rede de esgoto: 5%
  • Transporte coletivo ruim: 4%
  • Falta de hospitais/postos de saúde: 3%
  • Limpeza das ruas/coleta de lixo: 2%
  • Falta de escolas/colégios: 2%
  • Cracolândia - uso de drogas nas ruas: 2%
  • Obras inacabadas/malfeitas: 2%
  • Poluição: 1%
  • Escola/colégios ruins: 1%
  • Contenção das encostas e morros: 1%
  • Impostos muito altos: 0%
  • Uso de drogas: 0%
  • Corrupção: 0%
  • Desemprego/falta de emprego: 0%
  • Custo de vida muito alto: 0%
  • Abastecimento de água: 0%
  • Pouca diversão/lazer: 0%
  • Muitos camelôs na cidade/nas ruas: 0%
  • Outros: 10%
  • Não sabe: 12%

Metodologia da pesquisa à prefeitura de Niterói: 1.250 entrevistados pelo Gerp entre os dias 19 e 20 de setembro de 2024. A pesquisa em Niterói foi contratada pela Editora O Dia LTDA. Confiança: 95,55%. Margem de erro: 2,83 pontos percentuais. Registro no TSE nº RJ-06486/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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