O instituto Gerp divulgou um novo levantamento sobre a corrida eleitoral para a prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro. De acordo com os dados, o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), lidera a preferência dos eleitores com 43% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando são apresentadas opções aos eleitores, e com 17% na pesquisa espontânea.
Nos dois cenários, Neves é seguido do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O atual prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), abriu mão de concorrer à reeleição em favor de Rodrigo Neves, que já comandou a prefeitura de 2013 a 2020 e ocupou o cargo de secretário executivo até maio, quando se afastou para se dedicar à campanha.
A pesquisa foi divulgada no dia 28 de junho de 2024.
Pesquisa eleitoral para prefeitura de Niterói (RJ)
Espontânea
Como V. sabe, em outubro de 2024, vai haver eleição para prefeito de Niterói. V. já tem um candidato para prefeito de Niterói, qual o candidato?
- Rodrigo Neves (PDT): 17%
- Carlos Jordy (PL): 10%
- Talíria Petrone (PSOL): 5%
- Bruno Lessa (PSD): 0%
- Outros: 3%
- Não sabe/Não respondeu: 65%
Estimulada 1
E se as eleições para prefeito de Niterói fossem hoje e os candidatos fossem estes, em qual deles V. votaria?
- Rodrigo Neves (PDT): 43%
- Carlos Jordy (PL): 18%
- Talíria Petrone (PSOL): 11%
- Bruno Lessa (PSD): 5%
- Nenhum deles: 12%
- Não sabe/Não respondeu: 11%
Estimulada 2
E se as eleições para prefeito de Niterói fossem hoje e os candidatos fossem estes, em qual deles V. votaria?
- Carlos Jordy (PL): 30%
- Talíria Petrone (PSOL): 23%
- Rodrigo Neves (PDT): 21%
- Bruno Lessa (PSD): 20%
- Poderia votar em qualquer um deles: 2%
- Não votaria em nenhum deles: 6%
- Não sabe/não respondeu: 20%
Metodologia: foram entrevistados por telefone 1.250 eleitores no município de Niterói (RJ) com idade acima de 16 anos, entre os dias 25 a 27 de junho de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Confiança: 95,55%. Margem de erro: 2,83 pontos percentuais. Registro no TSE nº RJ-03344/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Conanda faz nova resolução para liberar aborto até 9 meses em meninas sem aval dos pais
Acidente entre três veículos deixa 38 mortos em Minas Gerais
Partido Novo denuncia censura no Brasil à Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Deixe sua opinião