O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta segunda-feira (15), levantamento sobre o cenário eleitoral de Porto Velho, Rondônia. A pesquisa eleitoral mostra que Mariana Carvalho (União Brasil) lidera as intenções de voto com 40,3%, seguida por Léo Moraes (Podemos), com 20,4%, na pesquisa estimulada.
O levantamento foi realizado entre 12 e 14 de julho com 710 entrevistados. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo: RO-00851/2024.
Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Porto Velho (RO)
Cenário 1
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados nomes dos candidatos, ao serem questionados sobre em quem votariam se as eleições para prefeito de Porto Velho fossem hoje, os entrevistados responderam:
- Mariana Carvalho (União Brasil): 40,3%
- Léo Moraes (Podemos): 20,4%
- Vinícius Miguel (PSB): 5,8%
- Euma Tourinho (MDB): 3,4%
- Marcelo Cruz (Patriota): 3,1%
- Benedito Alves (Solidariedade): 2,8%
- Célio Lopes (PDT): 2,4%
- Valdir Vargas (PP): 1,3%
- Samuel Costa (Rede): 0,7%
- Ricardo Frota (Novo): 0,4%
- Não sabe/Não respondeu: 9%
- Nenhum/Branco/Nulo: 10,4%
Cenário 2
A pesquisa também avaliou o cenário sem as participações dos pré-candidatos Vinícius Miguel, Marcelo Cruz e Valdir Vargas. Nessa etapa, os entrevistados foram questionados: "Se as eleições para a prefeitura de Porto Velho fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?"
- Mariana Carvalho (União Brasil): 43,7%
- Léo Moraes (Podemos): 24,1%
- Euma Tourinho (MDB): 3,7%
- Benedito Alves (Solidariedade): 3,4%
- Célio Lopes (PDT): 2,7%
- Samuel Costa (Rede): 0,7%
- Ricardo Frota (Novo): 0,6%
- Não sabe/não respondeu: 10,1%
- Nenhum/Branco/Nulo: 11,1%
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados candidatos, ao serem questionados sobre em quem votariam se as eleições para prefeito de Porto Velho fossem hoje, os entrevistados responderam:
- Mariana Carvalho (União Brasil): 9%
- Léo Moraes (Podemos): 3,1%
- Hildon Chaves (PSDB): 2,3%
- Benedito Alves (Solidariedade): 0,8%
- Valdir Vargas (PP): 0,4%
- Vinicius Miguel (PSB): 0,4%
- Célio Lopes (PDT): 0,1%
- Euma Tourinho (MDB): 0,1%
- Samuel Costa (Rede): 0,1%
- Outros nomes citados: 0,8%
- Não sabem/não respondeu: 73,1%
- Ninguém/Branco/Nulo: 9,6%
Pesquisa em Porto Velho mediu rejeição dos pré-candidatos
O Instituto Paraná Pesquisas também perguntou aos eleitores de Porto Velho: "se as eleições para a prefeitura de Porto Velho fossem hoje em qual/quais desses candidatos o(a) Sr(a) não votaria de jeito nenhum?" e teve como resultado:
- Léo Moraes (Podemos): 19,7%
- Mariana Carvalho (União Brasil): 17,9%
- Benedito Alves (Solidariedade): 16,6%
- Marcelo Cruz (Patriota): 15,9%
- Samuel Costa (Rede): 13,9%
- Euma Tourinho (MDB): 13,7%
- Célio Lopes (PDT): 12,8%
- Ricardo Frota (Novo): 11,3%
- Valdir Vargas (PP): 10,4%
- Não sabe/não respondeu: 25,6%
- Poderia votar em todos: 11,4%
Metodologia
Para realização da pesquisa foram entrevistados 710 eleitores entre 12 e 14 de julho de 2024. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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