O instituto IRG Pesquisas divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Curitiba (PR) na véspera do segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pela RIC TV.
De acordo com o levantamento, no cenário estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados, o atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lidera a disputa com 57,14% dos votos válidos, contra 42,86% de Cristina Graeml (PMB).
No cenário espontâneo, quando os nomes não são mostrados, Pimentel segue na frente, com 47% das intenções de voto. Já Graeml soma 38%.
IRG Pesquisas: cenário eleitoral para a prefeitura de Curitiba
Estimulada (votos válidos)
- Eduardo Pimentel (PSD): 57,14%
- Cristina Graeml (PMB): 42,86%
Estimulada (votos totais)
- Eduardo Pimentel (PSD): 52%
- Cristina Graeml (PMB): 39%
- Nenhum/Branco/Nulo: 6%
- Não sabe/Não respondeu: 3%
Espontânea
- Eduardo Pimentel (PSD): 47%
- Cristina Graeml (PMB): 38%
- Nenhum/Branco/Nulo: 9%
- Não sabe/Não respondeu: 6%
Metodologia: 900 entrevistados pela IRG Pesquisas entre os dias 24 e 25 de outubro de 2024. A pesquisa em Curitiba foi contratada pela RIC TV. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,27 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-00012/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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