IRG Pesquisa ouviu 900 eleitores em Curitiba.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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A IRG Pesquisa divulgou neste sábado (19) um levantamento que mostra como está a disputa para a prefeitura de Curitiba (PR) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo portal RIC.com.br.

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O atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lidera com 55,05%, contra 44,95% de Cristina Graeml (PMB) no cenário de votos válidos, como a Justiça Eleitoral contabiliza os votos.

No levantamento espontâneo, Pimentel vai a 45% e Graeml chega a 37% das intenções de voto no segundo turno.

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IRG: pesquisa para a prefeitura de Curitiba no 2º turno

Estimulada (votos válidos)

  • Eduardo Pimentel (PSD): 55,05%
  • Cristina Graeml (PMB): 44,95%

Estimulada (votos totais)

  • Eduardo Pimentel (PSD): 49%
  • Cristina Graeml (PMB): 40%
  • Branco/Nulo/Nenhum: 6%
  • Não sabe/não respondeu: 5%

Espontânea

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  • Eduardo Pimentel (PSD): 45%
  • Cristina Graeml (PMB): 37%
  • Em branco/Nulo/Nenhum: 5%
  • Não sabe/não respondeu: 13%

Metodologia: 900 entrevistados pela IRG Pesquisa entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024. A pesquisa em Curitiba foi contratada pela RICtv. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,27 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-07252/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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