O instituto Paraná Pesquisas divulgou na tarde desta terça-feira (16) um levantamento sobre a corrida eleitoral para a prefeitura de Belém, no Pará. O Delegado Éder Mauro (PL) lidera a pesquisa estimulada com 30,7% das intenções de voto. Na segunda colocação estão empatados tecnicamente Igor Normando (MDB) e Edmilson Rodrigues (Psol), com 18,2% e 13,8% — a margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opções aos entrevistados, Delegado Éder Mauro, Igor Normando e Edmilson Rodrigues aparecem com 10,7%, 5,5% e 5,1%, respectivamente.
Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Belém
Pesquisa estimulada
- Delegado Éder Mauro (PL): 30,7%
- Igor Normando (MDB): 18,2%
- Edmilson Rodrigues (Psol): 13,8%
- Thiago Araújo (Republicanos): 7,2%
- Jefferson Lima (Podemos): 6,5%
- Eguchi (PRTB): 6,3%
- Wellingta Macêdo (PSTU): 1%
- Italo Abati (Novo): 0,8%
- Nenhum/Branco/Nulo: 9,9%
- Não sabe/Não respondeu: 5,6%
Pesquisa espontânea
- Delegado Éder Mauro (PL): 10,7%
- Igor Normando (MDB): 5,5%
- Edmilson Rodrigues (Psol): 5,1%
- Eguchi (PRTB): 1,1%
- Jefferson Lima (Podemos): 0,8%
- Thiago Araújo (Republicanos): 0,8%
- Outros nomes citados: 0,7%
- Nenhum/Branco/Nulo: 7,9%
- Não sabe/Não respondeu: 67,3%
Metodologia
710 pessoas entrevistadas pelo Paraná Pesquisas entre os dias 12 e 15 de julho de 2024. A pesquisa foi contratada pelo Partido Liberal (PL). Confiança: 95%. Margem de erro: 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº PA-05357/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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