Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado na segunda-feira (26), mostra que Dr. Serginho (PL) lidera as intenções de voto para a prefeitura de Cabo Frio (RJ) nas eleições municipais de 2024.
Na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Dr. Serginho soma 30,4% das intenções de voto. Na pesquisa estimulada — quando os nomes são mostrados em lista aos eleitores — Dr. Serginho vai a 59,6% da preferência do eleitor. Na segunda colocação está a atual prefeita Magdala Furtado (PV) com 17,2%.
Paraná Pesquisas: cenário eleitoral para a prefeitura de Cabo Frio
Espontânea
Se as eleições para Prefeito de Cabo Frio fossem hoje, em quem o(a) Sr (a) votaria?
- Dr Serginho (PL): 30,4%
- Magdala Furtado (PV): 7,6%
- Rafael Peçanha (Rede) 0,7%
- Outros nomes citados: 0,8%
- Ninguém/Branco/Nulo: 7,9%
- Não sabe/Não respondeu: 52,5%
Estimulada
Se as eleições para Prefeito de Cabo Frio fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?
- Dr Serginho (PL): 59,6%
- Magdala Furtado (PV): 17,2%
- Rafael Peçanha (Rede) 4,1%
- Vinicius Seguraço (UP): 1,1%
- Fernando Luiz Cardoso (Novo): 0,7%
- Nenhum/Branco/Nulo: 9,7%
- Não sabe/Não respondeu: 7,6%
Paraná Pesquisas apurou a rejeição eleitoral de cada candidato em Cabo Frio
Se as eleições para Prefeito de Cabo Frio fossem hoje em qual/ quais desses candidatos o(a) Sr (a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?
- Magdala Furtado (PV): 48,5%
- Vinicius Seguraço (UP): 14,8%
- Rafael Peçanha (Rede) 14,6%
- Dr Serginho (PL): 13,5%
- Fernando Luiz Cardoso (Novo): 11,3%
- Poderia votar em todos: 5,8%
- Não sabe/Não respondeu: 19,0%
Avaliação e aprovação da administração da prefeita Magdala Furtado
Estimulada
A administração da Prefeita Magdala Furtado está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?
- Ótima:4,9%
- Boa: 15,6%
- Regular: 24,1%
- Ruim: 14,4%
- Péssima: 39,3%
- Não sabe/não opinou: 1,7%
De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração da Prefeita Magdala Furtado, até o momento?
- Aprova: 32,8%
- Desaprova: 63,1%
- Não sabe/não opinou: 4,1%
Avaliação e aprovação da administração do governador Cláudio Castro
Estimulada
A administração do Governador Cláudio Castro está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?
- Ótima: 6,2%
- Boa: 23,1%
- Regular: 35,9%
- Ruim: 14,8%
- Péssima: 16,9%
- Não sabe/não opinou: 3,1%
De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Governador Cláudio Castro, até o momento?
- Aprova: 49,4%
- Desaprova: 44,6%
- Não sabe/não opinou: 5,9%
Avaliação e aprovação da administração do presidente Lula
Estimulada
A administração do Presidente Lula está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?
- Ótima: 8,2%
- Boa: 18,5%
- Regular: 20,0%
- Ruim: 8,6%
- Péssima: 43,1%
- Não sabe/não opinou: 1,7%
De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Presidente Lula, até o momento?
- Aprova: 37,0%
- Desaprova: 58,6%
- Não sabe/não opinou: 4,4%
Metodologia: 710 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 23 e 26 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,8 pontos percentuais. Registro no TSE nº RJ-04791/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.