Confira na Gazeta do Povo a mais recente pesquisa eleitoral.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo.
Ouça este conteúdo

Nesta terça-feira (28), o instituto Paraná Pesquisas divulgou um levantamento sobre a corrida eleitoral para a prefeitura de Campinas, em São Paulo. De acordo com os dados, o atual prefeito, Dário Saadi (Republicanos), lidera as intenções de votos em quatro cenários apresentados pela pesquisa.

CARREGANDO :)

Saadi é seguido do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) e do ex-vereador Pedro Tourinho, do PT. Nas últimas colocações aparecem os nomes do vereador Paulo Gaspar (Novo); da pré-candidata do PSOL, Laura Leal; e do ex-candidato a governador de São Paulo, Edson Dorta (PCO).

Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Campinas (SP)

Espontânea

Publicidade

Se as eleições para prefeito de Campinas fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?

  • Dário Saadi (Republicanos): 8,9%
  • Rafa Zimbaldi (Cidadania): 3,1%
  • Pedro Tourinho (PT): 3%
  • Paulo Gaspar (Novo): 0,3%
  • Laura Leal (PSOL): 0,1%
  • Outros nomes citados: 0,9%
  • Não sabe/Não respondeu: 74,4%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 9,4%

Estimulada 1

Se as eleições para prefeito de Campinas fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?

  • Dário Saadi (Republicanos): 37,3%
  • Rafa Zimbaldi (Cidadania): 24,1%
  • Pedro Tourinho (PT): 12,5%
  • Paulo Gaspar (Novo): 3,1%
  • Laura Leal (PSOL): 2,9%
  • Edson Dorta (PCO): 1%
  • Não sabe/Não respondeu: 6%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 13,1%
Publicidade

Estimulada 2

Se as eleições para prefeito de Campinas fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?

  • Dário Saadi (Republicanos): 38%
  • Rafa Zimbaldi (Cidadania): 24,9%
  • Pedro Tourinho (PT): 13,6%
  • Paulo Gaspar (Novo): 4%
  • Não sabe/Não respondeu: 5,9%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 13,6%

Estimulada 3

Em um eventual segundo turno entre Dário Saadi e Pedro Tourinho em quem o(a) Sr(a) votaria para prefeito de Campinas? 

Publicidade
  • Dário Saadi (Republicanos): 54,6%
  • Pedro Tourinho (PT): 25,3%

Estimulada 4

Em um eventual segundo turno entre Dário Saadi e Rafa Zimbaldi em quem o(a) Sr(a) votaria para prefeito de Campinas?

  • Dário Saadi (Republicanos): 47,1%
  • Rafa Zimbaldi (Cidadania): 35%

Estimulada 5

Publicidade

Em um eventual segundo turno entre Pedro Tourinho e Rafa Zimbaldi em quem o(a) Sr(a) votaria para prefeito de Campinas? 

  • Rafa Zimbaldi (Cidadania): 49,5%
  • Pedro Tourinho (PT): 23,9%

Estimulada 6

Se as eleições para Prefeito de Campinas fossem hoje em qual/ quais desses candidatos o(a) Sr(a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?

  • Pedro Tourinho (PT): 24,9%
  • Dário Saadi (Republicanos): 24,1%
  • Laura Leal (PSOL): 22,5%
  • Edson Dorta (PCO): 21,9%
  • Paulo Gaspar (Novo): 21%
  • Rafa Zimbaldi (Cidadania): 18,9%
  • Não sabe/Não respondeu: 19,6%
  • Poderia votar em todos: 6,4%
Publicidade

Metodologia: foram entrevistados pessoalmente 800 eleitores no município de Campinas (SP) com idade acima de 16 anos, entre os dias 22 e 27 de maio de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-04249/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.