Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (14), mostra como está a disputa pela prefeitura de Campo Grande (MS) no segundo turno das eleições municipais de 2024. No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são mostrados previamente para escolha do eleitor, há um empate técnico.
A candidata Adriane Lopes (PP) aparece com 34,9% das intenções de voto, contra 29,9% de Rose Modesto (União) — a margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados para escolha dos entrevistados, segue o empate técnico entre Adriane Lopes, com 48%, e Rose Modesto, com 41,6% das intenções de voto.
Paraná Pesquisas: 2º turno para a prefeitura de Campo Grande
Espontânea
Se as eleições para Prefeito de Campo Grande fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?
- Adriane Lopes (PP): 34,9%
- Rose Modesto (União): 29,9%
- Outros nomes citados: 0,3%
- Ninguém/Branco/Nulo: 6,1%
- Não sabe/Não respondeu: 28,9%
Estimulada
Se o segundo turno das eleições para Prefeito de Campo Grande fossem hoje entre Adriane Lopes - 11 e Rose Modesto - 44, em quem o(a) Sr(a) votaria?
- Adriane Lopes (PP): 48%
- Rose Modesto (União): 41,6%
- Nenhum/Branco/Nulo: 6,7%
- Não sabe/Não respondeu: 3,7%
Paraná Pesquisas apurou o potencial de voto dos candidatos em Campo Grande
Adriane Lopes (PP)
- Com certeza votaria nela: 37,6%
- Poderia votar nela: 27,9%
- Não votaria nela de jeito nenhum: 32,1%
- Não o conhece suficientemente para opinar: 1,6%
- Não sabe/não respondeu: 0,9%
Rose Modesto (União)
- Com certeza votaria nela: 29,7%
- Poderia votar nela: 29,7%
- Não votaria nela de jeito nenhum: 37,6%
- Não o conhece suficientemente para opinar: 1,4%
- Não sabe/não respondeu: 1,6%
Metodologia: 700 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 10 e 13 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,8 pontos percentuais. Registro no TSE nº MS-06954/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.