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Pesquisa Fortaleza
Paraná Pesquisas ouviu 800 eleitores em Fortaleza.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (23), mostra como está a disputa pela prefeitura de Fortaleza (CE) nas eleições municipais de 2024. Na pesquisa estimulada, na qual são apresentados os nomes dos candidatos, há um empate técnico triplo entre André Fernandes (PL), com 25,3%, Evandro Leitão (PT), que tem 22,1%, e Capitão Wagner (União Brasil), que vai a 20,8%.

A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Na sequência da pesquisa aparece o atual prefeito José Sarto (PDT), com 15,6% das intenções de voto. No cenário espontâneo, no qual não são apresentados os nomes dos candidatos previamente para escolha dos entrevistados, o empate é quádruplo, com André Fernandes somando 15%, Evandro Leitão indo a 12,5%, José Sarto chegando a 9,4% e Capitão Wagner alcançando 9%.

Paraná Pesquisas: cenário eleitoral para a prefeitura de Fortaleza

Espontânea

Se as eleições para Prefeito de Fortaleza fossem hoje, em quem o(a) Sr (a) votaria?

  • André Fernandes (PL): 15%
  • Evandro Leitão (PT): 12,5%
  • José Sarto (PDT): 9,4%
  • Capitão Wagner (União Brasil): 9%
  • Eduardo Girão (Novo): 1,4%
  • Técio Nunes (Psol): 0,1%
  • Outros nomes citados: 0,4%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 7%
  • Não sabe/Não respondeu: 45,3%

Estimulada

Se as eleições para Prefeito de Fortaleza fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?

  • André Fernandes (PL): 25,3%
  • Evandro Leitão (PT): 22,1%
  • Capitão Wagner (União Brasil): 20,8%
  • José Sarto (PDT): 15,6%
  • Eduardo Girão (Novo): 3,1%
  • Técio Nunes (PSol): 0,3%
  • Zé Batista (PSTU): 0,3%
  • Chico Malta (PCB): 0,1%
  • George Lima (Solidariedade): 0,1%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 6,8%
  • Não sabe/Não respondeu: 5,6%

Paraná Pesquisas apurou a rejeição eleitoral de cada candidato em Fortaleza

Se as eleições para Prefeito de Fortaleza fossem hoje em qual/ quais desses candidatos o(a) Sr (a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?

  • José Sarto (PDT): 28,4%
  • André Fernandes (PL): 26,3%
  • Capitão Wagner (União Brasil): 24,5%
  • Evandro Leitão (PT): 23,6%
  • Eduardo Girão (Novo): 8,8%
  • Chico Malta (PCB): 7,1%
  • Zé Batista (PSTU): 7,0%
  • George Lima (Solidariedade): 6,9%
  • Tecio Nunes (PSol): 6,3%
  • Poderia votar em todos: 4,1%
  • Não sabe/Não respondeu: 11,1%

Avaliação e aprovação da administração do prefeito José Sarto

Estimulada

A administração do prefeito José Sarto está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

  • Ótima: 3,8%
  • Boa: 23,1%
  • Regular: 29,6%
  • Ruim: 14,2%
  • Péssima: 27,5%
  • Não sabe/não opinou: 1,8%

De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do prefeito José Sarto, até o momento?

  • Aprova: 39,9%
  • Desaprova: 55,8%
  • Não sabe/não opinou: 4,4%

Metodologia: 800 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 19 e 22 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Don7 Media Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais. Registro no TSE nº CE-07574/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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