O instituto Paraná Pesquisas divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno para as eleições municipais 2024, um levantamento que mostra como está a disputa pela prefeitura de Guarapuava (PR). A pesquisa estimulada - quando o nome dos candidatos é apresentado previamente para escolha do eleitor - mostra um empate triplo tecnicamente na liderança.
Neste cenário, Dr. Antenor aparece com 29,4% das intenções de voto, Celso Góes com 28,3% e Denilson Baitala com 27,2%. A margem de erro da pesquisa à prefeitura de Guarapuava é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
Paraná Pesquisas: cenário eleitoral para a prefeitura de Guarapuava
Estimulada
Se as eleições para Prefeito de Guarapuava fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?
- Dr. Antenor (PT): 29,4%
- Celso Góes (Cidadania): 28,3%
- Denilson Baitala (PL): 27,2%
- Samuel Ribas (União Brasil): 6,3%
- Nenhum/Branco/Nulo: 4,5%
- Não sabe/Não respondeu: 4,2%
Metodologia: 710 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 1 e 4 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,8 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-08234/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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