Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (17), mostra como está a disputa pela prefeitura de Guarulhos (SP) no segundo turno das eleições municipais de 2024. No cenário estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados, Lucas Sanches (PL) lidera com 52,3% das intenções de voto, contra 37,4% de Elói Pietá (Solidariedade).
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são mostrados, Lucas Sanches segue na liderança, com 37,3% da preferência do eleitorado. Elói PIetá vem na sequência com 28,2%.
Paraná Pesquisas: 2º turno para a prefeitura de Guarulhos
Estimulada
Se o segundo turno das eleições para Prefeito de Guarulhos fosse hoje entre Elói Pietá - 77 e Lucas Sanches - 22, em quem o(a) Sr(a) votaria?
- Lucas Sanches (PL): 52,3%
- Elói Pietá (Solidariedade): 37,4%
- Nenhum/Branco/Nulo: 6,9%
- Não sabe/Não respondeu: 3,5%%
Espontânea
Se as eleições para Prefeito de Guarulhos fossem hoje, em quem o(a) Sr (a) votaria?
- Lucas Sanches (PL): 37,3%
- Elói Pietá (Solidariedade): 28,2%
- Outros nomes citados: 0,6%
- Ninguém/Branco/Nulo: 8,6%
- Não sabe/Não respondeu: 25,3%
Paraná Pesquisas perguntou sobre expectativa de vitória
Independente de em quem o(a) Sr (a) irá votar, na sua opinião, qual desses candidatos irá vencer as eleições e será o próximo Prefeito de Guarulhos: entre Elói Pietá 77 ou Lucas Sanches 22?
- Lucas Sanches (PL): 58,8%
- Elói Pietá (Solidariedade): 30,8%
- Não sabe/Não respondeu: 10,5%
Paraná Pesquisas apurou a rejeição dos candidatos em Guarulhos
- Elói Pietá (Solidariedade): 47,6%
- Lucas Sanches (PL): 33,0%
- Poderia votar nos dois: 9,4%
- Não sabe/Não respondeu: 12,6%
Metodologia: 800 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 13 e 16 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Gazeta Popular. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-03978/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre, diz IBGE
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião