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Pesquisa Salvador
Pesquisa ouviu 800 pessoas na capital da Bahia.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas sobre o cenário eleitoral em Salvador (BA), divulgado nesta terça-feira (16), mostra que o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), tem 67,6% das intenções de voto no cenário estimulado. Na segunda colocação aparece Geraldo Jr. (MDB), com 12,5%. No terceiro grupo estão empatados tecnicamente Kléber Rosa (Psol) e Victor Marinho (PSTU), com 3% e 2,8% — a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opções aos entrevistados, Bruno Reis também está na liderança, com 28,9% da preferência dos eleitores. 

Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Salvador

Pesquisa estimulada

  • Bruno Reis (União Brasil): 67,6%
  • Geraldo Jr. (MDB): 12,5%
  • Kléber Rosa (Psol): 3%
  • Victor Marinho (PSTU): 2,8%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 8,4%
  • Não sabe/Não respondeu: 5,8%

Pesquisa espontânea

  • Bruno Reis (União Brasil): 28,9%
  • ACM Neto (União Brasil): 5,4%
  • Geraldo Jr. (MDB): 2,9%
  • Kléber Rosa (Psol): 0,4%
  • Victor Marinho (PSTU): 0,3%
  • Outros nomes citados: 0,6%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 11,4%
  • Não sabe/Não respondeu: 50,2%

Metodologia

800 pessoas entrevistadas pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 12 e 15 de julho de 2024. A pesquisa foi contratada pela S2R Comunicação Ltda/Bahia Notícias. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº BA-02875/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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