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Pesquisa eleitoral foi divulgada na segunda-feira (15/7)
Pesquisa entrevistou 680 eleitores em Marabá (PA).| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta segunda-feira (15), o cenário eleitoral de Marabá, cidade do sudeste do Pará. Chamonzinho (MDB) está na frente com 40,3% das intenções de voto, seguido por Delegado Toni Cunha (PL), com 31,2%, e Dirceu Ten Caten (PT), 7,2%, na pesquisa estimulada.

O levantamento foi realizado entre 12 e 14 de julho de 2024 com 680 eleitores. A amostra atinge um grau de confiança de 95%, e tem margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob protocolo PA-08120/2024.

Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Marabá

Pesquisa espontânea

"Se as eleições para Prefeito de Marabá fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?"

  • Chamonzinho (MDB): 11,6%
  • Delegado Toni Cunha (PL): 7,5%
  • Tião Miranda (PSD)*: 2,6%
  • Dirceu Ten Caten (PT): 1,6%
  • Fábio Moreira (PSD)*: 0,9%
  • Irismar Melo (PP): 0,01%
  • Outros nomes citados: 0,6%
  • Não sabe/Não respondeu: 68,4%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 6,6%

*Dois nomes ligados ao PSD apareceram na pesquisa espontânea, porque foram citados por entrevistados. Tião Miranda é o atual prefeito, e Fábio Moreira se apresenta como pré-candidato da sigla.

Cenário 1: pesquisa estimulada

"Se as eleições para Prefeito de Marabá fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?"

  • Chamonzinho (MDB): 40,3%
  • Delegado Toni Cunha (PL): 31,2%
  • Dirceu Ten Caten (PT): 7,2%
  • Fábio Moreira (PSD): 6,2%
  • Irismar Melo (PP): 3,1%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 6,3%
  • Não sabe/Não respondeu: 5,7%

Cenário 2: pesquisa estimulada

"Se as eleições para Prefeito de Marabá fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?"

  • Chamonzinho (MDB): 43,7%
  • Delegado Toni Cunha (PL): 34,3%
  • Dirceu Ten Caten (PT): 8,5%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 7,8%
  • Não sabe/Não respondeu: 5,7%

Cenário 3: pesquisa estimulada

"Se as eleições para Prefeito de Marabá fossem hoje e os candidatos fossem somente Chamonzinho e Delegado Toni Cunha, em quem o(a) Sr(a) votaria?"

  • Chamonzinho (MDB): 49,7%
  • Delegado Toni Cunha (PL): 37,1%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 7,6%
  • Não sabe/Não respondeu: 5,6%

Pesquisa também mostra rejeição de pré-candidatos em Marabá

"Se as eleições para Prefeito de Marabá fossem hoje em qual/ quais desses candidatos o(a) Sr(a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?"

  • Dirceu Ten Caten (PT): 29,3%
  • Irismar Melo (PP): 28,4%
  • Delegado Toni Cunha (PL): 26%
  • Fábio Moreira (PSD): 21,2%
  • Chamonzinho (MDB): 17,5%
  • Não sabe/Não respondeu: 7,8%
  • Poderia votar em todos: 5,3%

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre 12 e 14 de julho de 2024 com 680 eleitores. A amostra representativa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob protocolo PA-08120/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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