Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (19), aponta que Silvio Barros (PP) lidera as intenções de voto para a prefeitura de Maringá (PR) nas eleições municipais de 2024.
Na pesquisa espontânea — quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados —, ele soma 25,6% da preferência do eleitor. No cenário estimulado, quando os nomes são apresentados, Silvio Barros lidera com 57% das intenções de voto. Nesse cenário, Edson Scabora (MDB) está em segundo lugar com 15,4% da preferência.
Paraná Pesquisas: cenário eleitoral para a prefeitura de Maringá
Espontânea
Se as eleições para Prefeito de Maringá fossem hoje, em quem o(a) Sr (a) votaria?
- Silvio Barros (PP): 25,6%
- Edson Scabora (MDB): 4,6%
- Ulisses Maia (PSD): 2,7%
- Humberto (PT): 1,8%
- Outros nomes citados: 0,8%
- Ninguém/Branco/Nulo: 7,9%
- Não sabe/Não respondeu: 55,9%
Estimulada
Se as eleições para Prefeito de Maringá fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?
- Silvio Barros (PP): 57%
- Edson Scabora (MDB): 15,4%
- Humberto (PT): 7%
- Evandro Oliveira (PSDB): 3,8%
- José Santos (Mobiliza): 1%
- Nenhum/Branco/Nulo: 8,9%
- Não sabe/Não respondeu: 6,9%
Pesquisa apurou a rejeição eleitoral de cada candidato em Maringá
Se as eleições para Prefeito de Maringá fossem hoje em qual/ quais desses candidatos o(a) Sr (a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?
- Edson Scabora (MDB): 24,2%
- Silvio Barros (PP): 23,7%
- Humberto (PT): 20,6%
- José Santos (Mobiliza): 15,6%
- Evandro Oliveira (PSDB): 15,1%
- Poderia votar em todos: 6,1%
- Não sabe/Não respondeu: 24,4%
Avaliação e aprovação da administração do prefeito Ulisses Maia
Estimulada
A administração do Prefeito Ulisses Maia está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?
- Ótima: 10,6%
- Boa: 30,7%
- Regular: 29,6%
- Ruim: 10,4%
- Péssima: 16,2%
- Não sabe/não opinou: 2,5%
De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Prefeito Ulisses Maia, até o momento?
- Aprova: 56,3%
- Desaprova: 39,9%
- Não sabe/não opinou: 3,8%
Avaliação e aprovação da administração do governador Ratinho Junior
Estimulada
A administração do Governador Ratinho Junior está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?
- Ótima: 14,5%
- Boa: 36,9%
- Regular: 27,5%
- Ruim: 7%
- Péssima: 12,3%
- Não sabe/não opinou: 1,8%
De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Governador Ratinho Junior, até o momento?
- Aprova: 67,0%
- Desaprova: 29,4%
- Não sabe/não opinou: 3,5%
Avaliação e aprovação da administração do presidente Lula (PT)
Estimulada
A administração do Presidente Lula está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?
- Ótima: 6,9%
- Boa: 14,1%
- Regular: 21,1%
- Ruim: 10,6%
- Péssima: 45,5%
- Não sabe/não opinou: 1,8%
De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Presidente Lula, até o momento?
- Aprova: 30,4%
- Desaprova: 66,3%
- Não sabe/não opinou: 3,2%
Metodologia: 710 entrevistados pessoalmente pelo Paraná Pesquisas entre os dias 15 e 18 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pela Rádio Jornal FM Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,8 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-02892/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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