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Pesquisa eleitoral
Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Salvador.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo.

O Paraná Pesquisas divulgou nesta terça-feira (4) um levantamento com as intenções de voto para a prefeitura de Salvador (BA) nas eleições deste ano. O atual prefeito, Bruno Reis (União), lidera tanto no cenário espontâneo, quanto no estimulado. 

Na pesquisa espontânea, os entrevistadores não apresentam os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, já na estimulada os nomes são listados.

No levantamento estimulado, Reis registrou 64% das intenções de voto, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), é o segundo colocado com 11%. Em seguida aparecem o cientista social Kleber Rosa (Psol) com 3,8% e Victor Marinho (PSTU) com 3,3%. 

Pesquisa eleitoral para prefeitura de Salvador 

Espontânea

Se as eleições para Prefeito de Salvador fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?  

  • Bruno Reis (União): 26,4%
  • ACM Neto (União): 6,5%
  • Geraldo Júnior (MDB): 2,6%
  • Kleber Rosa (Psol): 0,3%
  • Rui Costa (PT): 0,3%
  • Victor Marinho (PSTU): 0,1%
  • Outros nomes citados: 0,8%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 11,3%
  • Não sabe/Não respondeu: 51,9%

Estimulada

Se as eleições para Prefeito de Salvador fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?

  • Bruno Reis (União): 64,0%
  • ACM Neto (União): 11,0%
  • Kleber Rosa (Psol): 3,8%
  • Victor Marinho (PSTU): 3,3%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 11,6%
  • Não sabe/Não respondeu: 6,4%

Metodologia: O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 800 pessoas, entre os dias 29 de maio e 3 de junho de 2024. A pesquisa foi contratada pela S2R Comunicação Ltda/Bahia Notícias. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº BA-01943/2024. 

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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