Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (30), mostra como está a corrida eleitoral para a prefeitura de São Carlos (SP) nas eleições municipais de 2024. Na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Netto Donato (PP) e Newton Lima (PT) aparecem empatados tecnicamente, com 30,6% e 30,1%, respectivamente, de intenções de voto.
O cenário se repete no cenário de pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos canditados são mostrados previamente para escolha dos eleitores.
Paraná Pesquisas: cenário eleitoral para a prefeitura de São Carlos
Espontânea
- Netto Donato (PP): 30,6%
- Newton Lima (PT): 30,1%
- Mario Casale (Novo): 3,5%
- Outros nomes citados: 0,4%
- Ninguém/branco/nulo: 7,3%
- Não sabe/não respondeu: 28%
Estimulada
- Netto Donato (PP): 40,3%
- Newton Lima (PT): 39,7%
- Mario Casale (Novo): 7,5%
- Ninguém/branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 5,5%
Pesquisa questionou eleitores sobre rejeição aos candidatos à prefeitura de São Carlos
- Newton Lima (PT): 41,1%
- Netto Donato (PP): 32,5%
- Mario Casale (Novo): 19,3%
- Poderia votar em todos: 6,2%
- Não sabe/não respondeu: 11,8%
Metodologia: 710 entrevistados pessoalmente pelo Paraná Pesquisas entre os dias 26 e 29 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pelo Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,8 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-04471/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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