Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (10), mostra como está a disputa pela prefeitura de São Paulo (SP) nessa reta inicial rumo ao segundo turno das eleições municipais de 2024, que ocorre no próximo dia 27.
No cenário estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados previamente para escolha do eleitor, Ricardo Nunes (MDB) lidera com 52,8% das intenções de voto, contra 39% de Guilherme Boulos (Psol).
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são mostrados, Nunes também lidera, com 35,3% da preferência dos eleitores, enquanto Boulos soma 29%.
Paraná Pesquisas: cenário eleitoral no 2º turno para a prefeitura de São Paulo
Estimulada
Se o segundo turno das eleições para Prefeito de São Paulo fosse hoje entre Guilherme Boulos - 50 e Ricardo Nunes - 15, em quem o(a) Sr(a) votaria?
- Ricardo Nunes (MDB): 52,8%
- Guilherme Boulos (Psol): 39%
- Nenhum/Branco/Nulo: 4,8%
- Não sabe/Não respondeu: 3,4%
Espontânea
Se as eleições para Prefeito de São Paulo fossem hoje, em quem o(a) Sr (a) votaria?
- Ricardo Nunes (MDB): 35,3%
- Guilherme Boulos (Psol): 29%
- Outros nomes citados: 2,7%
- Ninguém/Branco/Nulo: 7,8%
- Não sabe/Não respondeu: 25,3%
Paraná Pesquisas apurou o potencial de voto dos candidatos em São Paulo
Com relação ao Sr., o(a) Sr(a) diria que:
Ricardo Nunes (MDB)
- Com certeza votaria nele para Prefeito de São Paulo: 37%
- Poderia votar nele para Prefeito de São Paulo: 28,2%
- Não votaria nele de jeito nenhum para Prefeito de São Paulo: 33,1%
- Não o conhece suficientemente para opinar: 1,0%
- Não sabe/não respondeu: 0,7%
Guilherme Boulos (Psol)
- Com certeza votaria nele para Prefeito de São Paulo: 31,7%
- Poderia votar nele para Prefeito de São Paulo: 18,1%
- Não votaria nele de jeito nenhum para Prefeito de São Paulo: 48,1%
- Não o conhece suficientemente para opinar: 1,2%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Metodologia: 1.200 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 7 e 9 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 2,9 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-08049/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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