O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP) estão tecnicamente empatados na eleição à prefeitura de São Paulo (SP), de acordo com a pesquisa do instituto AtlasIntel em parceria com a CNN Brasil.
Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (24), Boulos tem 35,6% das intenções votos, enquanto Nunes teve a preferência de 33,7% dos entrevistados pelo levantamento. A pré-candidata Tabata Amaral (PSB-SP) desponta como a terceira colocada na pesquisa de intenções de voto com 14,7%, seguida por Kim Kataguiri (União-SP) com 9,4% e Marina Helena (Novo-SP) com 3,5%.
Votos brancos e nulos atingiram 2,2% e 0,9% dos pesquisados responderam que não sabiam em quais dos pré-candidatos vão votar. Altino Prazeres Jr. (PSTU) não pontuou no levantamento. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Na simulação de segundo turno, novo empate técnico entre Nunes e Boulos. O prefeito de São Paulo tem 44,8% das intenções e o deputado federal aparece com 44,3% da preferência dos eleitores paulistanos. Brancos e nulos foram 9,9% e 1% respondeu que não sabe.
No cenário com a entrada de Tabata Amaral no segundo turno, a pré-candidata do PSB venceria o prefeito Nunes em busca da reeleição com 44,3% contra 42,6%, conforme a pesquisa de intenções de votos. O segundo turno entre Boulos e Tabata não foi simulado por ser considerado um cenário improvável pelo instituto AtlasIntel, responsável pela pesquisa para eleição em São Paulo.
Segundo a CNN Brasil, 1.629 moradores da capital foram entrevistados pelo sistema de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR) entre os dias 18 e 22 de abril. A pesquisa foi registrada no TSE como SP-00864/2024.
- Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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