O instituto IRG divulgou uma pesquisa no último dia 22 de agosto que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Cascavel (PR) nas eleições municipais de 2024. Pelos dados, há um empate técnico triplo na liderança, dentro da margem de erro da pesquisa.
Na pesquisa espontânea, Renato Silva (PL) aparece com 13,3% das intenções de voto, junto a Edgar Bueno (PSDB) e Márcio Pacheco (PP), ambos com 11,5%. A situação se repete no cenário de pesquisa estimulada. O instituto também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum.
Pesquisa eleitoral IRG para a prefeitura de Cascavel
Cenário 1
Espontânea
Se as eleições para prefeito de Cascavel fossem hoje, em quem o(a) sr(a). votaria?
- Renato Silva (PL): 13,3%
- Edgar Bueno (PSDB): 11,5%
- Márcio Pacheco (PP): 11,5%
- Professora Liliam (PT): 4,3%
- Leonaldo Paranhos (Podemos): 2,3%
- Henrique Mecabô (Novo): 1,2%
- Alécio Espíndola (PL): 0,2%
- Nenhum / branco / nulo: 6,5%
- Não sabe / não respondeu: 49,2%
Cenário 2
Estimulada
Se as eleições para prefeito de Cascavel fossem hoje, e os nomes fossem estes, em quem o(a) sr(a). votaria?
- Renato Silva (PL): 28,5%
- Edgar Bueno (PSDB): 26%
- Márcio Pacheco (PP): 22%
- Professora Liliam (PT): 8,5%
- Nenhum / branco / nulo: 6,5%
- Não sabe / não respondeu: 8,5%
Cenário 3
Rejeição
Se as eleições para prefeito de Cascavel fossem hoje, e os nomes fossem estes, em quem o(a) sr(a). não votaria de jeito nenhum?
- Edgar Bueno (PSDB): 26,3%
- Professora Liliam (PT): 24%
- Márcio Pacheco (PP) :13,8%
- Renato Silva (PL): 11%
- Nenhum / branco / nulo: 11,7%
- Não sabe / não respondeu: 13,2%
Metodologia: 600 entrevistados pelo instituto IRG entre os dias 17 e 20 de agosto de 2024. A pesquisa em Cascavel foi contratada pela Televisão Bandeirantes do Paraná LTDA. Confiança: 95%. Margem de erro: 4 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-003145/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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