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Curitiba
Confira na Gazeta do Povo a mais recente pesquisa eleitoral a prefeitura de Curitiba (PR).| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (5) uma nova rodada de intenção de votos para a corrida eleitoral à prefeitura de Curitiba, neste ano, e mostrou que Eduardo Pimentel (PSD), candidato apoiado pelo atual prefeito Rafael Greca (PSD), lidera a disputa. 

Vice-prefeito de Curitiba e ex-secretário de Estado das Cidades do Paraná, Pimentel  tem uma vantagem de quase 10 pontos porcentuais sobre o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) em um dos cenários apurados pelo instituto.

A mesma pesquisa mostrou que Ducci se encontra tecnicamente empatado com outros dois candidatos na margem de erro: o deputado estadual Ney Leprevost (União) e o ex-governador Roberto Requião (Mobiliza).

No cenário em que os eleitores são estimulados a apontarem candidatos, Pimentel aparece tecnicamente empatado com Greca, que não pode disputar uma nova eleição por estar no segundo mandato.

Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Curitiba

Pesquisa espontânea

  • 7,9% Eduardo Pimentel (PSD)
  • 5,3% Rafael Greca (PSD)
  • 2,8% Luciano Ducci (PSB)
  • 2,0% Roberto Requião (Mobiliza)
  • 1,9% Ney Leprevost (União)
  • 1,6% Goura (PDT)
  • 1,0% Beto Richa (PSDB): 
  • 0,4% Luizão Goulart (Solidariedade)
  • 0,1% Cristina Graeml (PMB) 
  • 0,1% Maria Victoria (PP)
  • 1,1% Outros nomes citados 
  • 5,8% Ninguém/branco/nulo
  • 71,8% Não sabe/não respondeu

Pesquisa estimulada: Cenário 1

  • 24,1% Eduardo Pimentel (PSD)
  • 14,9% Luciano Ducci (PSB)
  • 13,6% Ney Leprevost (União)
  • 12,4% Roberto Requião (Mobiliza)
  • 10,1% Beto Richa (PSDB) 
  • 4,4% Maria Victoria (PP)
  • 3,0% Cristina Graeml (PMB) 
  • 1,8% Luizão Goulart (Solidariedade)
  • 0,9% Andrea Caldas (PSOL)
  • 0,4% Samuel de Mattos (PSTU)
  • 8,8% Ninguém/branco/nulo
  • 5,8% Não sabe/não respondeu

Pesquisa estimulada: Cenário 2

  • 24,8% Eduardo Pimentel (PSD)
  • 15,4% Luciano Ducci (PSB)
  • 14,5% Ney Leprevost (União)
  • 12,9% Roberto Requião (Mobiliza)
  • 10,6% Beto Richa (PSDB) 
  • 3,4% Cristina Graeml (PMB) 
  • 1,9% Luizão Goulart (Solidariedade)
  • 1,0% Andrea Caldas (PSOL)
  • 0,5% Samuel de Mattos (PSTU)
  • 9,3% Ninguém/branco/nulo
  • 5,9% Não sabe/não respondeu

Pesquisa estimulada: Cenário 3 

  • 27,3% Eduardo Pimentel (PSD)
  • 17,8% Luciano Ducci (PSB)
  • 13,3% Roberto Requião (Mobiliza)
  • 12,0% Beto Richa (PSDB)
  • 5,8% Maria Victoria (PP)
  • 3,3% Cristina Graeml (PMB)
  • 1,9% Luizão Goulart (Solidariedade)
  • 1,0% Andrea Caldas (PSOL)
  • 0,4% Samuel de Mattos (PSTU)
  • 10,9%  Ninguém/branco/nulo
  • 6,6% Não sabe/não respondeu

Índice de rejeição dos pré-candidatos em Curitiba segundo a Paraná Pesquisas

Além das intenções de voto, o levantamento da Paraná Pesquisas mediu a rejeição dos pré-candidatos à prefeitura de Curitiba.

  • 49,0% Beto Richa
  • 37,6% Roberto Requião
  • 17,4% Luciano Ducci
  • 13,8% Ney Leprevost
  • 12,6% Eduardo Pimentel
  • 12,6% Maria Victoria
  • 11,1% Luizão Goulart
  • 8,0% Andrea Caldas
  • 7,2% Cristina Graeml
  • 5,9% Samuel de Mattos

Metodologia: O levantamento da Paraná Pesquisas foi realizado entre os dias 29 de junho e 03 de julho. Foram entrevistadas 800 pessoas com mais de 16 anos em Curitiba. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o nº PR-04643/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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