Quaest ouviu 1.000 pessoas entre os dias 25 e 26 de outubro sobre a intenção de votos no 2º turno.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

A Quaest divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Aracaju (SE) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo site G1.

CARREGANDO :)

A candidata Emília Corrêa (PL) estava com 62% das intenções de votos válidos, enquanto Luiz Roberto (PDT) aparecia com 38%. Veja abaixo o resultado completo.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Aracaju no 2º turno

Estimulada (votos válidos)

Publicidade
  • Emilia Correa (PL): 62%
  • Luiz Roberto (PDT): 38%

Estimulada (votos totais)

  • Emilia Correa (PL): 51%
  • Luiz Roberto (PDT): 32%
  • Branco/nulo: 12%
  • Indeciso/Não sabe: 5%

Espontânea

  • Emilia Correa (PL): 47%
  • Luiz Roberto (PDT): 28%
  • Indecisos: 20%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 5%
Publicidade

Metodologia: 1.000 entrevistados pela Quaest entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Aracaju foi contratada pela Radio e Televisao de Sergipe LTDA / TV Sergipe. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SE-04344/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade