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Pesquisa Aracaju
Quaest ouviu 852 eleitores em Aracaju.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O instituto Quaest divulgou nesta segunda-feira (26) uma pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Aracaju (SE) nas eleições municipais de 2024. No cenário estimulado, a candidata Emília Corrêa (PL) aparece liderando a corrida, com 26% das intenções de voto. Em seguida, a Delegada Danielle (MDB) aparece com 19% e Yandra (União) pontuou. 13%. Elas estão empatadas tecnicamente.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela TV Sergipe. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Aracaju

Espontânea

  • Emília Corrêa (PL): 13%
  • Luiz Roberto (PDT): 6%
  • Yandra (União): 6%
  • Candisse Carvalho (PT): 2%
  • Delegada Danielle (MDB): 2%
  • Niully Campos (PSOL):1%
  • Zé Paulo (Novo): 0%
  • Felipe Vilanova (PCO): 0%
  • Indecisos: 66 %
  • Branco/Nulo/Não vai votar:4%

Estimulada

  • Emília Corrêa (PL): 26%
  • Delegada Danielle (MDB): 19%
  • Yandra (União): 13%
  • Luiz Roberto (PDT): 9%
  • Candisse Carvalho (PT): 8%
  • Niully Campos (PSOL): 2%
  • Zé Paulo (Novo): 1%
  • Felipe Vilanova (PCO): 0%
  • Indecisos: 8 %
  • Branco/Nulo/Não vai votar:14%

Potencial de voto e conhecimento sobre candidatos

O levantamento feito pela Quaest também perguntou aos eleitores de Aracaju se eles conheciam os candidatos e, conhecendo eles, se votariam ou não neles. Confira os resultados:

Delegada Danielle (MDB)

  • Conhece e votaria: 44%
  • Não conhece: 19%
  • Conhece e não votaria (rejeição):33%
  • Não Souberam/Não Responderam:4%

Emília Corrêa (PL)

  • Conhece e votaria: 42%
  • Não conhece: 29%
  • Conhece e não votaria (rejeição): 26%
  • Não Souberam/Não Responderam: 3%

Yandra (União)

  • Conhece e votaria: 30%
  • Não conhece: 36%
  • Conhece e não votaria (rejeição): 32%
  • Não Souberam/Não Responderam: 2%

Luiz Roberto (PDT)

  • Conhece e votaria:18%
  • Não conhece:58%
  • Conhece e não votaria (rejeição):23%
  • Não Souberam/Não Responderam:1%

Candisse Carvalho (PT)

  • Conhece e votaria: 15%
  • Não conhece: 54%
  • Conhece e não votaria (rejeição):28%
  • Não Souberam/Não Responderam:3%

Niully Campos (PSOL)

  • Conhece e votaria:10%
  • Não conhece:69%
  • Conhece e não votaria (rejeição):20%
  • Não Souberam/Não Responderam:1%

Zé Paulo Leal (Novo)

  • Conhece e votaria: 3%
  • Não conhece: 84%
  • Conhece e não votaria (rejeição):12%
  • Não Souberam/Não Responderam: 1%

Felipe Vilanova (PCO)

  • Conhece e votaria:3%
  • Não conhece:84%
  • Conhece e não votaria (rejeição):12%
  • Não Souberam/Não Responderam: 1%

Pesquisa avaliou a gestão do prefeito de Aracaju

A pesquisa Quaest também avaliou a aprovação do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Confira os números:

  • Positiva: 50%
  • Regular: 25%
  • Negativa: 20%
  • Outros: 5%

Metodologia: 852 pessoas entrevistadas pela Quaest entre os dias 23 e 25 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pela Rádio Televisão de Sergipe Ltda/TV Sergipe. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº SE-09990/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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