A Quaest divulgou nesta sexta-feira (4) uma última pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de Aracaju (SE) no primeiro turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo site G1.
A candidata Emília Corrêa (PL) aparece à frente na disputa. Empatados tecnicamente em segundo lugar aparecem Luiz Roberto (PDT) e Yandra (União Brasil).
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Aracaju
Estimulada (votos válidos)
- Emília Corrêa (PL): 43%
- Luiz Roberto (PDT): 23%
- Yandra (União Brasil): 18%
- Candisse Carvalho (PT): 8%
- Delegada Danielle (MDB): 5%
- Niully Campos (Psol): 2%
- Zé Paulo (Novo): 1%
- Felipe Vilanova (PCO): 0%
Espontânea
- Emília Corrêa (PL): 29%
- Luiz Roberto (PDT): 13%
- Yandra (União Brasil): 12%
- Delegada Danielle (MDB): 3%
- Candisse Carvalho (PT): 5%
- Niully Campos (Psol): 2%
- Zé Paulo (Novo): não pontuou
- Felipe Vilanova (PCO): não pontou
- Indecisos: 32%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 4%
Quaest simulou cenários de segundo turno em Aracaju
Cenário 1
- Emília Corrêa (PL): 55%
- Luiz Roberto (PDT): 30%
- Indecisos: 4%
- Nulos/brancos/não votariam:11%
Cenário 2
- Emília Corrêa (PL): 54%
- Yandra (União Brasil): 28%
- Indecisos: 5%
- Nulos/brancos/não votariam: 13%
Metodologia: 1.000 entrevistados pela Quaest entre os dias 3 e 4 de outubro de 2024. A pesquisa em Aracaju foi contratada pela Rádio Televisão de Sergipe Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SE-01903/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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