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Pesquisa Barra do Piraí
A Quaest entrevistou 504 pessoas entre os dias 25 e 27 de agosto de 2024| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O instituto Quaest divulgou nesta segunda-feira (30) uma pesquisa de intenção de voto do eleitor para a prefeitura de Barra do Piraí (RJ) nas eleições municipais de 2024. De acordo com o levantamento publicado pela Rádio Tupi FM, a candidata Kátia Miki (Solidariedade), com 34% das intenções de voto, está empatada tecnicamente com Dione do Mario Esteves (MDB), com 29%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, estão os candidatos Delegado Antônio Furtado (União), com 19%, e Dr. João Camerano (Novo), com 1%. Os candidatos Paulo Silva (PCO), Professora Fernanda Vieira (Psol) e Gilberto Souza (PT), que teve a candidatura impugnada, não pontuaram.

Pesquisa eleitoral para a prefeitura de Barra do Piraí

  • Kátia Miki (Solidariedade): 34%
  • Dione do Mario Esteves (MDB): 29%
  • Delegado Antônio Furtado (União): 19%
  • Dr. João Camerano (NOVO): 1%
  • Paulo Silva (PCO): 0%
  • Professora Fernanda Vieira (Psol): 0%
  • Gilberto Souza (PT): 0% (candidatura indeferida)
  • Indecisos: 12%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 5%

Pesquisa questionou se a escolha dos eleitores é definitiva ou ainda pode mudar

O instituto Quaest perguntou aos eleitores se a decisão é definitiva ou ainda pode se alterar

  • Decisão definitiva: 71%
  • Pode mudar de opinião: 28%
  • Não sabe/não respondeu: 1%

Metodologia: 504 pessoas entrevistadas pela Quaest entre os dias 25 e 27 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pela Rádio Tupi. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº RJ-09912/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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