O instituto Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (31) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Belém (PA) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pela filiada da Rede Globo e pelo G1.
A pesquisa mostra que os candidatos Delegado Eder Mauro (PL) e Igor Normando (MDB) estão tecnicamente empatados nas intenções de voto no cenário estimulado — quando os nomes dos candidatos são apresentados previamente aos eleitores. Eder Mauro soma 23% da preferência de votos, enquanto Normando tem 21%. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues (Psol) tem 15%. Normando e Rodrigues também apresentam empate técnico levando em conta a margem de erro de 3 pontos percentuais da pesquisa.
No cenário espontâneo — quando os nomes dos candidatos não são mostrados —, Eder Mauro também empata com Igor Normando, com 9% das intenções de voto.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Belém
Estimulada
- Delegado Éder Mauro (PL): 23%
- Igor Normando (MDB): 21%
- Edmilson Rodrigues (Psol): 15%
- Jefferson Lima (Podemos): 14%
- Thiago Araújo (Republicanos): 8%
- Delegado Eguchi (PRTB): 3%
- Well (PSTU): 1%
- Ítalo Abati (Novo): 1%
- Raquel Brício (UP): 1%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 7%
- Indecisos: 6%
Espontânea
- Igor Normando (MDB): 9%
- Delegado Éder Mauro (PL): 9%
- Edmilson Rodrigues (Psol): 6%
- Thiago Araújo (Republicanos): 1%
- Jefferson Lima (Podemos): 1%
- Delegado Eguchi (PRTB): 1%
- Well (PSTU): 0%
- Ítalo Abati (Novo):
- Raquel Brício (UP):
- Branco/Nulo/Não vai votar: 1%
- Indecisos: 72%
Pesquisa da Quaest apurou conhecimento, potencial de voto e rejeição em Belém
Igor Normando (MDB)
- Conhece e votaria: 37%
- Não conhece: 39%
- Conhece e não votaria (rejeição): 23%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Delegado Éder Mauro (PL)
- Conhece e votaria: 39%
- Não conhece: 7%
- Conhece e não votaria (rejeição): 51%
- Não sabe/Não respondeu: 3%
Edmilson Rodrigues (Psol)
- Conhece e votaria: 24%
- Não conhece: 5%
- Conhece e não votaria (rejeição): 69%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Thiago Araújo (Republicanos)
- Conhece e votaria: 24%
- Não conhece: 42%
- Conhece e não votaria (rejeição): 33%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Jefferson Lima (Podemos)
- Conhece e votaria: 40%
- Não conhece: 12%
- Conhece e não votaria (rejeição): 46%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Delegado Eguchi (PRTB)
- Conhece e votaria: 18%
- Não conhece: 35%
- Conhece e não votaria (rejeição): 46%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Os demais candidatos são desconhecidos por mais de 70% dos eleitores.
Quaest perguntou a opinião sobre os governos municipal, estadual e federal
Avaliação do trabalho do prefeito Edmilson Rodrigues
- Positivo: 10%
- Regular: 18%
- Negativo: 70%
- Não sabem ou não responderam: 2%
Avaliação do trabalho do governador Helder Barbalho
- Positivo: 67%
- Regular: 24%
- Negativo: 8%
- Não sabem ou não responderam: 1%
Avaliação do trabalho do presidente Lula
- Positivo: 28%
- Regular: 36%
- Negativo: 32%
- Não sabem ou não responderam: 4%
Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 28 e 30 de agosto de 2024. A pesquisa em Belém foi contratada pela Televisão Liberal SA. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PA-02991/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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