Pesquisa Quaest entrevistou 1 mil eleitores em Belém nos dias 25 e 26 de outubro.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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A Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (26) que mostra o cenário eleitoral em Belém (PA) na véspera do 2º turno nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo portal g1.

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O candidato Igor Normando (MDB) tem 59% dos votos válidos; e Éder Mauro (PL), 41%.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Belém no 2º turno

Estimulada (votos válidos)

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  • Igor Normando (MDB): 59%
  • Éder Mauro (PL): 41%

Estimulada (votos totais)

  • Igor Normando (MDB): 53%
  • Éder Mauro (PL): 32%
  • Indecisos: 3%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 12%

Espontânea

  • Igor Normando (MDB): 47%
  • Éder Mauro (PL): 27%
  • Indecisos: 22%
  • Em branco/Nulo/Não vai votar: 4%
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Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Belém

Igor Normando (MDB)

  • É definitiva: 87%
  • Pode mudar: 12%
  • Não sabe/Não respondeu: 1%

Éder Mauro (PL)

  • É definitiva: 87%
  • Pode mudar: 13%
  • Não sabe/Não respondeu: 0

Metodologia: 1.002 entrevistados pela Quaest entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Belém foi contratada pela Televisão Liberal SA. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PA-09517/2024.

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Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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