A Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (5) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Belém (PA) na véspera do 1º turno nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo portal G1.
De acordo com a pesquisa, o atual deputado estadual Igor Normando (MDB) tem 43% das intenções de voto, seguido pelo delegado Éder Mauro (PL) com 26%, e pelo prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), candidato à reeleição, com 13%. Veja abaixo como está a disputa pela capital paraense.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Belém
Estimulada (votos válidos)
- Igor Normando (MDB): 43%
- Delegado Éder Mauro (PL): 26%
- Edmilson Rodrigues (Psol): 13%
- Thiago Araújo (Republicanos): 8%
- Jefferson Lima (Podemos): 7%
- Delegado Eguchi (PRTB): 2%
- Raquel Brício (UP): 1%
- Well (PSTU): 0%
- Ítalo Abati (Novo): 0%
Espontânea
- Igor Normando (MDB): 31%
- Delegado Éder Mauro (PL): 19%
- Edmilson Rodrigues (Psol): 10%
- Jefferson Lima (Podemos): 3%
- Thiago Araújo (Republicanos): 3%
- Delegado Eguchi (PRTB): 1%
- Raquel Brício (UP): 0%
- Well (PSTU): não informado
- Ítalo Abati (Novo): não informado
- Branco/Nulo/Não vai votar: 1%
- Indecisos: 32%
Metodologia: 1.002 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa em Belém foi contratada pela Televisão Liberal SA. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PA-09205/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.