O instituto Quaest divulgou nesta segunda-feira (30) uma pesquisa que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Belo Horizonte (MG) nas eleições municipais de 2024. Neste novo levantamento, publicado pelo G1, Mauro Tramonte (Republicanos) aparece com 27% das intenções de voto e Bruno Engler (PL) com 21%.
Pela margem de erro, que é de três pontos percentuais, ambos se encontram empatados tecnicamente. Fuad Noman (PSD) soma 20% e está empatado tecnicamente com Engler, mas não com Tramonte.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Belo Horizonte
Estimulada
- Mauro Tramonte (Republicanos): 27%
- Bruno Engler (PL): 21%
- Fuad Noman (PSD): 20%
- Duda Salabert (PDT): 8%
- Gabriel Azevedo (MDB): 2%
- Rogerio Correia (PT): 5%
- Carlos Viana (Podemos): 2%
- Indira Xavier (UP): 0%
- Lourdes Francisco (PCO): 0%
- Wanderson Rocha (PSTU): 0%
- Indecisos: 6%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 6%
Espontânea
- Bruno Engler (PL): 17%
- Fuad Noman (PSD): 12%
- Mauro Tramonte (Republicanos): 12%
- Duda Salabert (PDT): 4%
- Gabriel Azevedo (MDB): 3%
- Rogerio Correia (PT): 2%
- Carlos Viana (Podemos): 1%
- Indecisos: 47%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 2%
Quaest simulou cenários de segundo turno em Belo Horizonte
Cenário 1
- Mauro Tramonte (Republicanos): 47%
- Fuad Noman (PSD): 36%
- Indecisos: 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
Cenário 2
- Mauro Tramonte (Republicanos): 51%
- Bruno Engler (PL): 32%
- Indecisos: 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
Cenário 3
- Mauro Tramonte (Republicanos): 58%
- Duda Salabert (PDT): 22%
- Indecisos: 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 16%
Cenário 4
- Fuad Noman (PSD): 43%
- Bruno Engler (PL): 36%
- Indecisos: 8%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
Cenário 5
- Bruno Engler (PL): 43%
- Duda Salabert (PDT): 31%
- Indecisos: 7%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 19%
Cenário 6
- Fuad Noman (PSD): 49%
- Duda Salabert (PDT): 24%
- Indecisos: 6%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 21%
Pesquisa em Belo Horizonte apurou conhecimento, potencial de voto e rejeição
Mauro Tramonte (Republicanos)
- Conhece e votaria: 55%
- Não conhece: 6%
- Conhece e não votaria (rejeição): 37%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Fuad Noman (PSD)
- Conhece e votaria: 42%
- Não conhece: 24%
- Conhece e não votaria (rejeição): 32%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Bruno Engler (PL)
- Conhece e votaria: 34%
- Não conhece: 33%
- Conhece e não votaria (rejeição): 31%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Duda Salabert (PDT)
- Conhece e votaria: 27%
- Não conhece: 32%
- Conhece e não votaria (rejeição): 39%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Carlos Viana (Podemos)
- Conhece e votaria: 26%
- Não conhece: 21%
- Conhece e não votaria (rejeição): 51%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Gabriel Azevedo (MDB)
- Conhece e votaria: 21%
- Não conhece: 57%
- Conhece e não votaria (rejeição): 21%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Rogerio Correia (PT)
- Conhece e votaria: 19%
- Não conhece: 35%
- Conhece e não votaria (rejeição): 44%
- Não sabe/Não respondeu: 2%
Indira Xavier (UP)
- Conhece e votaria: 4%
- Não conhece: 82%
- Conhece e não votaria (rejeição): 13%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Wanderson Rocha (PSTU)
- Conhece e votaria: 3%
- Não conhece: 84%
- Conhece e não votaria (rejeição): 13%
Lourdes Francisco (PCO)
- Conhece e votaria: 2%
- Não conhece: 88%
- Conhece e não votaria (rejeição): 9%
- Não sabe/Não respondeu: 1%
Metodologia: 1.002 entrevistados pela Quaest entre os dias 27 e 29 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Globo Comunicação e Participações SA/TV/Rede/Canais/G2C+Globo Globo.com Globoplay. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou menos. Registro no TSE nº MG-09740/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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