A Quaest divulgou nesta quarta-feira (16) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Campo Grande (MS) no segundo turno nas eleições municipais de 2024.
A pesquisa mostra um empate técnico entre Rose Modesto (União) e Adriane Lopes (PP), dentro da margem de erro da pesquisa. Os entrevistados também detalharam a migração de votos nos candidatos que não chegaram ao segundo turno.
Leia Também:
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Campo Grande
Estimulada
- Adriane Lopes (PP): 42%
- Rose Modesto (União Brasil): 39%
- Indecisos: 6%
- Branco/nulo/não vai votar: 13%
Espontânea
- Adriane Lopes (PP): 35%
- Rose Modesto (União Brasil): 30%
- Indecisos: 30%
- Branco/nulo/não vai votar: 5%
Pesquisa Quaest perguntou sobre migração de votos em Campo Grande
Em quem pretendem votar eleitores que votaram em Beto Pereira (PSDB) no 1º turno:
- Adriane Lopes (PP): 47%
- Rose Modesto (União): 37%
- Indecisos: 11%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 5%
Em quem pretendem votar eleitores que votaram em Camila Jara (PT) no 1º turno:
- Rose Modesto (União): 51%
- Adriane Lopes (PP): 21%
- Indecisos: 9%
- Branco/nulo/não vai votar: 19%
*A Quaest levou em conta nesta questão apenas os candidatos que fizeram mais de 5% de votos no primeiro turno.
Pesquisa Quaest questionou decisão de voto dos eleitores em Campo Grande
Todos os eleitores
- Totalmente decidido a votar: 77%
- O voto ainda pode mudar: 23%
Eleitores de Adriane Lopes (PP)
- Totalmente decidido a votar: 82%
- O voto ainda pode mudar: 18%
Eleitores de Rose Modesto (União)
- Totalmente decidido a votar: 74%
- O voto ainda pode mudar: 26%
Metodologia: 852 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 13 e 15 de outubro de 2024. A pesquisa da Quaest em Campo Grande foi contratada pela própria Televisão Ponta Porã LTDA / TV Morena. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº MS-02675/2024.
Leia Também:
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
Leia Também:
- Eleições 2024 reabrem disputa por Tarcísio em 2026 com destino incerto de Bolsonaro
- Padilha critica medidas que limitam atuação do STF e diz que não são prioridade
- Haddad adia reforma do Imposto de Renda e diz que ajuste fiscal “será em outro lugar”
Deixe sua opinião