A Quaest divulgou nesta quarta-feira (16) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Cuiabá (MT) no segundo turno nas eleições municipais de 2024. Os números foram publicados pelo portal de notícias G1.
Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) estão empatados tecnicamente considerando a margem de erro da pesquisa estimulada, que é de 3 pontos percentuais.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Cuiabá
Estimulada
- Abílio Brunini (PL): 44%
- Lúdio Cabral (PT): 41%
- Indecisos: 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 11%
Espontânea
- Abílio Brunini (PL): 40%
- Lúdio Cabral (PT): 31%
- Indecisos: 26%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 3%
Pesquisa em Cuiabá perguntou sobre a decisão de voto dos eleitores
Abílio Brunini (PL)
- Totalmente decidido a votar: 82%
- O voto ainda pode mudar: 18%
- Não soube ou não quis responder: 0%
Lúdio Cabral (PT)
- Totalmente decidido a votar: 81%
- O voto ainda pode mudar: 18%
- Não soube ou não quis responder: 1%
*Em relação à decisão dos votos dos eleitores de cada um dos candidatos que concorrem à Prefeitura de Cuiabá, a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Metodologia: 852 entrevistados pela Quaest entre os dias 13 e 15 de outubro de 2024. A pesquisa em Cuiabá foi contratada pela própria Televisão Ponta Porã LTDA/ TV Morena. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº MT-08972/2024
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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