A Quaest divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Cuiabá (MT) na véspera do segundo turno das eleições municipais 2024. O resultado foi publicado pelo portal de notícias G1.
Os números indicam um equilíbrio total entre Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT): ambos têm 50% das intenções de voto, quando considerados apenas os votos válidos.
Em votos totais, cada um tem 44%; 4% dos eleitores estão indecisos e 8% pretendem votar branco, nulo, ou não votar.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Cuiabá
Estimulada - votos totais
- Abílio Brunini (PL): 44%
- Lúdio Cabral (PT): 44%
- Indecisos: 4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 8%
Estimulada - votos válidos
- Abílio Brunini (PL): 50%
- Lúdio Cabral (PT): 50%
Espontânea
- Abílio Brunini (PL): 39%
- Lúdio Cabral (PT): 36%
- Indecisos: 22%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 3%
Pesquisa em Cuiabá perguntou sobre a decisão de voto dos eleitores
Abílio Brunini (PL)
- Totalmente decidido a votar: 86%
- O voto ainda pode mudar: 14%
- Não soube ou não quis responder: 0%
Lúdio Cabral (PT)
- Totalmente decidido a votar: 81%
- O voto ainda pode mudar: 18%
- Não soube ou não quis responder: 1%
Metodologia: O levantamento da Quaest ouviu 1.000 entrevistados entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Cuiabá foi contratada pela TV Centro América. O grau de confiança é 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais. Registro no TSE: MT-08652/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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