Quaest divulgou pesquisa eleitoral de véspera para Cuiabá.| Foto: FInfografia/Gazeta do Povo
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A Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições 2024, que mostra o cenário eleitoral à prefeitura de Cuiabá (MT).

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No cenário de votos válidos há um empate técnico na liderança entre os candidatos Eduardo Botelho (União Brasil) com 36% e Abílio Brunini (PL) com 35%.

Pesquisa Quaest: cenário eleitoral para a prefeitura de Cuiabá

Estimulada (votos válidos)

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  • Eduardo Botelho (União): 36%
  • Abílio Brunini (PL): 35%
  • Lúdio Cabral (PT): 24%
  • Domingos Kennedy (MDB): 5%

Espontânea

  • Eduardo Botelho (União): 23%
  • Abílio Brunini (PL): 23%
  • Lúdio Cabral (PT): 16%
  • Domingos Kennedy (MDB): 3%
  • Em branco/Nulo/Não vai votar: 4%
  • Indecisos: 31%

Quaest simulou cenários de segundo turno em Cuiabá

Cenário 1

  • Eduardo Botelho (União): 47%
  • Abílio Brunini (PL): 35%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
  • Indecisos: 4%
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Cenário 2

  • Eduardo Botelho (União): 49%
  • Lúdio Cabral (PT): 29%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 17%
  • Indecisos: 5%

Cenário 3

  • Abílio Brunini (PL): 46%
  • Lúdio Cabral (PT): 36%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
  • Indecisos: 4%

Metodologia: 1.000 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa em Cuiabá foi contratada pela Televisão Ponta Porã Ltda/TV Morena. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº MT-08816/2024.

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Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.