Quaest ouviu 900 eleitores em Curitiba.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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A Quaest divulgou neste sábado (19) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Curitiba (PR) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo portal G1.

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No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, há um empate técnico. Eduardo Pimentel (PSD) soma 42% das intenções de voto, enquanto Cristina Graeml (PMB) vai a 39% - a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea em Curitiba, quando os nomes não são mostrados, o empate técnico persiste, com Pimentel chegando a 32% e Graeml indo a 30%.

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Quaest: pesquisa para Curitiba no 2º turno

Estimulada (votos totais)

  • Eduardo Pimentel (PSD): 42%
  • Cristina Graeml (PMB): 39%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 15%
  • Indecisos: 4%

Espontânea

  • Eduardo Pimentel (PSD): 32%
  • Cristina Graeml (PMB): 30%
  • Em branco/Nulo/Não vai votar: 4%
  • Indecisos: 34%

Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024. A pesquisa em Curitiba foi contratada pela RPC. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-08766/2024.

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Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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