O instituto Quaest divulgou, nesta terça-feira (27), pesquisa que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Florianópolis (SC) nas eleições municipais de 2024. Conforme a divulgação feita pela NSC, filiada da Rede Globo na capital catarinense, e pelo g1, Topázio Neto (PSD) lidera as intenções de voto com 40%, seguido por Dário Berger (PSDB), com 16% e Marquito (Psol), com 13%.
Em seguida, aparecem Pedrão (PP) e Lela (PT) com 6%. Brunno Dias (PCO), Carlos Muller (PSTU) e Portanova (Avante) não pontuaram. Os indecisos somam 10% e branco, nulo ou não vai votar são 9%.
Os índices se referem ao cenário estimulado da pesquisa, quando os nomes dos candidatos à prefeitura de Florianópolis são apresentados em lista aos eleitores. No cenário espontâneo, quando não são apresentados previamente os nomes dos concorrentes ao cargo de prefeito, 65% se dizem indecisos; 21% diz que vota em Topázio, 7% em Marquito; 3% em Dário; 1% em Lela e Pedrão; 0% em Portanova (foi citado, mas não soma 1%). Brunno Dias (PCO) e Carlos Muller (PSTU) não foram citados.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Florianópolis
Estimulada
- Topazio Neto (PSD): 40%
- Dário Berger (PSDB): 16%
- Marquito (Psol): 13%
- Lela (PT): 6%
- Pedrão (PP): 6%
- Brunno Dias (PCO): 0%
- Carlos Muller (PSTU): 0%
- Mateus Souza (PMB)
- Portanova (Avante): 0%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 9%
- Indecisos: 10%
Espontânea
- Topazio Neto (PSD): 21%
- Marquito (Psol): 7%
- Dário Berger (PSDB): 3%
- Lela (PT): 1%
- Pedrão (PP): 1%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 2%
- Indecisos: 65%
Potencial de voto e rejeição
A pesquisa Quaest também perguntou aos eleitores se eles conheciam os candidatos e, os conhecendo, se votariam ou não neles. Confira os resultados:
Topázio Neto (PSD)
Conhece e votaria: 56%
Não conhece: 11%
Conhece e não votaria (rejeição): 30%
Não sabem/não responderam: 3%
Dário Berger (PSDB)
Conhece e votaria: 37%
Não conhece: 16%
Conhece e não votaria (rejeição): 43%
Não sabem/não responderam: 4%
Marquito (PSOL)
Conhece e votaria: 25%
Não conhece: 45%
Conhece e não votaria (rejeição): 28%
Não sabem/não responderam: 2%
Pedrão (PP)
Conhece e votaria: 25%
Não conhece: 45%
Conhece e não votaria (rejeição): 28%
Não sabem/não responderam: 2%
Lela (PT)
Conhece e votaria: 16%
Não conhece: 62%
Conhece e não votaria (rejeição): 20%
Não sabem/não responderam: 2%
Carlos Muller (PSTU)
Conhece e votaria: 4%
Não conhece: 85%
Conhece e não votaria (rejeição): 11%
Não sabem/não responderam: 0%
Rogério Portanova (Avante)
Conhece e votaria: 3%
Não conhece: 80%
Conhece e não votaria (rejeição): 15%
Não sabem/não responderam: 2%
Mateus Souza (PMB)
Conhece e votaria: 3%
Não conhece: 87%
Conhece e não votaria (rejeição): 10%
Não sabem/não responderam: 0%
Brunno Dias (PCO)
Conhece e votaria: 2%
Não conhece: 84%
Conhece e não votaria (rejeição): 13%
Não sabem/não responderam: 1%
Quaest perguntou a opinião sobre a administração municipal
Avaliação do trabalho do prefeito Topazio Neto
- Positivo: 50%
- Regular: 31%
- Negativo: 14%
- Não sabem ou não responderam: 5%
Metodologia: 852 entrevistados pela Quaest entre os dias 24 e 26 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pela NC Comunicações S.A. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SC-08197/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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