Quaest divulga pesquisa de intenção de votos à prefeitura de Florianópolis.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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A Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições 2024, que mostra o cenário eleitoral à prefeitura de Florianópolis (SC). No cenário estimulado, quando os nomes são apresentados para o eleitor, Topazio Neto (PSD) lidera com 53%, seguido por Marquito (Psol) com 21%. Os dados foram divulgados pelo G1.

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Quaest: cenário eleitoral para a prefeitura de Florianópolis

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Estimulada (votos válidos)

  • Topazio Neto (PSD): 53%
  • Marquito (Psol): 21%
  • Dário Berger (PSDB): 14%
  • Lela (PT): 7%
  • Pedrão (PP): 5%
  • Brunno Dias (PCO): 0%
  • Carlos Muller (PSTU): 0%
  • Mateus Souza (PMB): 0%
  • Portanova (Avante): 0%
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Espontânea

  • Topazio Neto (PSD): 41%
  • Marquito (Psol): 14%
  • Dário Berger (PSDB): 7%
  • Lela (PT): 5%
  • Pedrão (PP): 3%
  • Carlos Muller (PSTU): 0%
  • Mateus Souza (PMB): 0%
  • Rogério Portanova (Avante): 0%
  • Em branco/Nulo/Não vai votar: 2%
  • Indecisos: 28%

Pesquisa Quaest simulou cenários de segundo turno em Florianópolis

O instituto simulou dois cenários de segundo turno na pesquisa de Florianópolis.

Cenário 1

  • Topazio Neto (PSD): 60%
  • Dário Berger (PSDB): 25%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 11%
  • Indecisos: 4%
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Cenário 2

  • Topazio Neto (PSD): 58%
  • Marquito (Psol): 31%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 7%
  • Indecisos: 4%

Metodologia: 1.000 entrevistados pela Quaest entre os dias 3 e 4 de outubro de 2024. A pesquisa em Florianópolis foi contratada pela NC Comunicações SA. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SC-04255/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

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Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.