A Quaest divulgou nesta sexta-feira (18) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Fortaleza (CE) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Os detalhes da pesquisa foram publicados pelo portal de notícias G1.
André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) aparecem numericamente empatados nas intenções de voto da pesquisa estimulada da Quaest em Fortaleza. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Fortaleza no 2º turno
Estimulada
- André Fernandes (PL): 43%
- Evandro Leitão (PT): 43%
- Indecisos: 4%
- Branco/nulo/não vai votar: 10%
Espontânea
- André Fernandes (PL): 39%
- Evandro Leitão (PT): 35%
- Indecisos: 21%
- Branco/nulo/não vai votar: 5%
Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Fortaleza
André Fernandes (PL):
- A escolha do voto é definitiva: 87%
- A escolha do voto pode mudar: 12%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Evandro Leitão (PT)
- A escolha do voto é definitiva: 84%
- A escolha do voto pode mudar: 16%
- Não sabe/não respondeu: 0%
*Neste recorte da pesquisa Quaest para o segundo turno em Fortaleza, a margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Pesquisa em Fortaleza perguntou sobre conhecimento e imagem dos candidatos
André Fernandes (PL)
- Positiva: 52%
- Negativa: 31%
- Não conhece o candidato: 13%
- Não sabe/Não respondeu: 4%
Evandro Leitão (PT)
- Positiva: 48%
- Negativa: 32%
- Não conhece o candidato: 16%
- Não sabe/Não respondeu: 4%
Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 15 e 17 de outubro de 2024. A pesquisa em João Pessoa foi contratada pela Televisão Verdes Mares LTDA. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº CE-01540/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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