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Quaest entrevistou 900 eleitores em Fortaleza sobre o voto para o 2º turno.
Quaest entrevistou 900 eleitores em Fortaleza sobre o voto para o 2º turno.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

A Quaest divulgou nesta quarta-feira (23) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Fortaleza (CE) no segundo turno das eleições municipais de 2024.

A pesquisa estimulada mostra que os candidatos Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. Na pesquisa espontânea, ambos estão empatados numericamente.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Fortaleza no 2º turno

Espontânea

No dia 27 de outubro, haverá o segundo turno para o cargo de prefeito. Você já escolheu em quem votar? Se sim, em quem?

  • André Fernandes (PL): 37%
  • Evandro Leitão (PT): 37%
  • Branco/Nulo: 4%
  • Indecisos: 22%

Estimulada

Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você votaria?

  • Evandro Leitão (PT): 44%
  • André Fernandes (PL): 42%
  • Indeciso/Não sabe: 12%
  • Branco/Nulo: 2%

Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Fortaleza

André Fernandes (PL):

  • É definitiva: 92%
  • Pode mudar caso algo aconteça: 8%
  • Não sabe/Não respondeu: 0%

Evandro Leitão (PT)

  • É definitiva: 85%
  • Pode mudar caso algo aconteça: 15%
  • Não sabe/Não respondeu: 0%

Pesquisa em Fortaleza perguntou sobre a imagem dos candidatos

André Fernandes (PL)

  • Positiva: 49%
  • Negativa: 33%
  • Não conhece o suficiente: 14%
  • Não sabe/Não respondeu: 4%

Evandro Leitão (PT)

  • Positiva: 49%
  • Negativa: 33%
  • Não conhece o suficiente: 15%
  • Não sabe/Não respondeu: 3%

Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 20 e 22 de outubro de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pela Televisao Verdes Mares LTDA . Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº CE-04417/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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