A Quaest divulgou nesta quarta-feira (25) uma pesquisa que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Fortaleza (CE) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo G1. André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) estão tecnicamente empatados na liderança da corrida eleitoral de acordo com a pesquisa estimulada.
Na sequência aparecem Capitão Wagner (União Brasil) e José Sarto (PDT) com o mesmo percentual de intenções de voto. Eles estão tecnicamente empatados com Evandro Leitão, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Fortaleza
Espontânea
- André Fernandes (PL): 18%
- Evandro Leitão (PT): 14%
- Capitão Wagner (União): 9%
- José Sarto (PDT): 8%
- Eduardo Girão (Novo): 1%
- Técio Nunes (Psol): 0%
- Indecisos: 47%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 3%
Estimulada
- André Fernandes (PL): 25%
- Evandro Leitão (PT): 23%
- Capitão Wagner (União): 18%
- José Sarto (PDT): 18%
- Eduardo Girão (Novo): 1%
- Técio Nunes (Psol): 1%
- Chico Malta (PCB): 0%
- George Lima (Solidariedade): 0%
- Zé Batista (PSTU): 0%
- Indecisos: 6%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 8%
Pesquisa em Fortaleza: Quaest simulou cenários de segundo turno
Cenário 1
- Capitão Wagner (União): 39%
- André Fernandes (PL): 38%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 21%
- Indecisos: 2%
Cenário 2
- Capitão Wagner (União): 48%
- Evandro Leitão (PT): 37%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
- Indecisos: 2%
Cenário 3
- Capitão Wagner (União): 46%
- José Sarto (PDT): 36%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 16%
- Indecisos: 2%
Cenário 4
- André Fernandes (PL): 43%
- José Sarto (PDT): 37%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 17%
- Indecisos: 3%
Cenário 5
- Evandro Leitão (PT): 39%
- José Sarto (PDT): 35%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 23%
- Indecisos: 3%
Cenário 6
- André Fernandes (PL): 43%
- Evandro Leitão (PT): 39%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
- Indecisos: 4%
Pesquisa Quaest apurou conhecimento, potencial de voto e rejeição de cada candidato em Fortaleza
Capitão Wagner (União)
- Conhece e votaria: 49%
- Não conhece: 6%
- Conhece e não votaria (rejeição): 44%
- Não sabe/não respondeu: 1%
André Fernandes (PL)
- Conhece e votaria: 38%
- Não conhece: 29%
- Conhece e não votaria (rejeição): 32%
- Não sabe/não respondeu: 1%
José Sarto (PDT)
- Conhece e votaria: 38%
- Não conhece: 7%
- Conhece e não votaria (rejeição): 53%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Evandro Leitão (PT)
- Conhece e votaria: 36%
- Não conhece: 20%
- Conhece e não votaria (rejeição): 43%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Eduardo Girão (Novo)
- Conhece e votaria: 18%
- Não conhece: 41%
- Conhece e não votaria (rejeição): 40%
- Não sabe/não respondeu:1%
Técio Nunes (Psol)
- Conhece e votaria: 5%
- Não conhece: 78%
- Conhece e não votaria (rejeição): 16%
- Não sabe/não respondeu: 1%
George Lima (Solidariedade)
- Conhece e votaria: 2%
- Não conhece: 85%
- Conhece e não votaria (rejeição): 12%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Chico Malta (PCB)
- Conhece e votaria: 2%
- Não conhece: 82%
- Conhece e não votaria (rejeição): 16%
Zé Batista (PSTU)
- Conhece e votaria: 2%
- Não conhece: 87%
- Conhece e não votaria (rejeição): 11%
Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 22 e 24 de setembro de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pela TV Verdes Mares. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº CE-08490//2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.