A Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (5) que mostra como está a disputa para a prefeitura de João Pessoa (PB) na véspera do 1º turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo G1.
No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados para o eleitor, Cícero Lucena (PP) lidera com 55%. Em segundo lugar há um empate triplo dentro da margem de erro, Ruy Carneiro (Podemos) com 17%, Marcelo Queiroga (PL) com 16% e Luciano Cartaxo (PT) aparece com 12%.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de João Pessoa
Estimulada (votos válidos)
- Cícero Lucena (PP): 55%
- Ruy Carneiro (Podemos): 17%
- Marcelo Queiroga (PL): 16%
- Luciano Cartaxo (PT): 12%
- Camilo Duarte (PCO): 0%
- Yuri Ezequiel (UP): 0%
Espontânea
- Cícero Lucena (PP): 41%
- Ruy Carneiro (Podemos): 13%
- Marcelo Queiroga (PL): 11%
- Luciano Cartaxo (PT): 8%
- Camilo Duarte (PCO): 0%
- Yuri Ezequiel (UP): não foi citado
- Em branco/Nulo/Não vai votar: 6%
- Indecisos: 21%
Quaest simulou cenários de segundo turno em João Pessoa
Cenário 1
- Cícero Lucena (PP): 62%
- Luciano Cartaxo (PT): 20%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 16%
- Indecisos: 2%
Cenário 2
- Cícero Lucena (PP): 65%
- Marcelo Queiroga (PL): 21%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
- Indecisos: 1%
Cenário 3
- Cícero Lucena (PP): 57%
- Ruy Carneiro (Podemos): 29%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
- Indecisos: 1%
Metodologia: 1.000 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Televisão Cabo Branco Ltda/TV Cabo Branco. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PB-09810/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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