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Quaest divulga pesquisa de intenções de voto à prefeitura de Ribeirão Preto
Quaest divulga pesquisa de intenções de voto à prefeitura de Ribeirão Preto| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

A Quaest divulgou uma pesquisa neste sábado (5) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Macapá (AP) na véspera do 1º turno nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo portal g1.

O levantamento mostra o candidato à reeleição, Dr. Frulan (MDB), com 86% das intenções de voto, considerando os votos válidos (sem brancos e nulos). Veja a seguir os resultados da pesquisa com cálculo de votos válidos, votos totais e também a espontânea – quando nenhum nome é listado ao entrevistado.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Macapá

Estimulada (votos válidos)

  • Dr. Furlan (MDB): 86%
  • Paulo Lemos (PSOL): 7%
  • Aline (Republicanos): 5%
  • Patrícia Ferraz (PSDB): 2%
  • Gianfranco (PSTU): 0%
  • Gilvam Borges (Avante): 0%
  • Sharon Braga (Novo): 0%
  • Jairo Palheta (PCO): 0%

Estimulada (votos totais)

  • Dr. Furlan (MDB): 85%
  • Paulo Lemos (PSOL): 5%
  • Aline (Republicanos): 4%
  • Patrícia Ferraz (PSDB): 2%
  • Gianfranco (PSTU): 0%
  • Gilvam Borges (Avante): 0%
  • Sharon Braga (Novo): 0%
  • Indecisos: 3%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 1%

Espontânea

  • Dr. Furlan (MDB): 79%
  • Paulo Lemos (PSOL): 4%
  • Aline (Republicanos): 3%
  • Patrícia Ferraz (PSDB): 1%
  • Gianfranco (PSTU): 0%
  • Indecisos: 13%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 0%

Metodologia: 904 entrevistados pela Quaest entre os dias 4 e 5 de outubro de 2024. A pesquisa em Macapá foi contratada pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº AP-08395/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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