A Quaest divulgou neste sábado (26) - véspera da votação de segundo turno das eleições municipais 2024 - uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Manaus (AM).
De acordo com o levantamento, David Almeida (Avante) tem 51% dos votos válidos, contra 49% de Capitão Alberto Neto (PL).
Considerando a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos estão tecnicamente empatados.
Os dados são do Portal G1.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Manaus no 2º turno
Pesquisa Estimulada - votos válidos
- David Almeida (Avante): 51%
- Capitão Alberto Neto (PL): 49%
Pesquisa Estimulada - votos totais
- David Almeida (Avante): 43%
- Capitão Alberto Neto (PL): 42%
- Branco/nulo/não vai votar: 12%
- Indeciso: 3%
Pesquisa Espontânea
- David Almeida (Avante): 39%
- Capitão Alberto Neto (PL): 39%
- Branco/nulo/não vai votar: 5%
- Indeciso: 17%
Metodologia: A Quaest entrevistou 1.002 pessoas entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Manaus foi contratada pela Radio Tv do Amazonas LTDA/ Rede Amazônica Rádio e Televisão. O grau de confiança é 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº AM-03077/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.