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Quaest entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 25 e 26 de outubro sobre o 2º turno em Natal.
Quaest entrevistou 1.000 eleitores, entre os dias 25 e 26 de outubro sobre o 2º turno em Natal.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

A Quaest divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Natal (RN) no segundo turno das eleições municipais de 2024. As informações foram publicadas pelo portal de notícias g1.

Na estimulada com votos válidos, o levantamento mostrou que Paulinho Freire (União) tem 53% das intenções de voto, enquanto Natália Bonavides (PT) aparece com 47%.

Quaest: pesquisa para a prefeitura de Natal no 2º turno

Estimulada (votos válidos)

  • Paulinho Freire (União): 53%
  • Natália Bonavides (PT): 47%

Estimulada (votos totais)

  • Paulinho Freire (União): 47%
  • Natália Bonavides (PT): 40%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 10%
  • Indecisos: 3%

Espontânea

  • Paulinho Freire (União): 45%
  • Natália Bonavides (PT): 35%
  • Em branco/Nulo: 5%
  • Indecisos: 15%

Metodologia: 1.000 entrevistados pela Quaest entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Natal foi contratada pela TV Cabugi. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RN-05344/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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