A Quaest divulgou nesta terça-feira (15) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Palmas (TO) no segundo turno das eleições municipais de 2024.
Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Janad Valcari (PL) estão empatados tecnicamente, considerando a margem de erro, que é de 3,7 pontos percentuais da pesquisa Quaest para o segundo turno em Natal.
Quaest: pesquisa para a prefeitura de Palmas no 2º turno
Espontânea
No dia 27 de outubro, haverá o segundo turno para o cargo de prefeito. Você já escolheu em quem votar? Se sim, em quem?
- Eduardo Siqueira Campos (Podemos): 40%
- Janad Valcari (PL): 37%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 1%
- Indecisos: 22%
Estimulada
Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você votaria?
- Eduardo Siqueira Campos (Podemos): 47%
- Janad Valcari (PL): 43%
- Indecisos: 6%
- Branco/nulo/não vai votar: 4%
Quaest apurou decisão de voto do eleitor de Palmas
Eduardo Siqueira Campos (Podemos)
- É definitiva: 85%
- Pode mudar: 15%
- Não sabe/Não respondeu: 0%
Janad Valcari (PL)
- É definitiva: 81%
- Pode mudar: 19%
- Não sabe/Não respondeu: 0%
Metodologia: 704 entrevistados pela Quaest entre os dias 12 e 14 de outubro de 2024. A pesquisa em Palmas foi contratada pela Centro Norte de Comunicacao LTDA/ TV Anhanguera. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,7 pontos percentuais. Registro no TSE nº TO-07778/2024 .
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.